Itabirito FC vence como destaque do interior no Troféu Telê Santana
O Itabirito Futebol Clube fez uma estreia memorável no Campeonato Mineiro, conquistando uma importante honraria ao vencer uma das categorias da 23ª edição do Troféu Telê Santana. A premiação ocorreu nesta sexta-feira, 02 de fevereiro, durante o programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa.
Cabe destacar que o Troféu Telê Santana é uma homenagem ao icônico treinador, natural de Itabirito, que marcou a história do futebol brasileiro. Telê Santana, ídolo do São Paulo Futebol Clube, faleceu em 2006, aos 74 anos. Seu legado no futebol brasileiro é reverenciado até os dias de hoje e a cidade de Itabirito ainda prestará mais uma homenagem à lenda, com a Arena Telê Santana, que será instalada onde hoje é o centenário Campo do União.
Sete jogadores do Atlético Mineiro foram eleitos como os melhores em suas respectivas posições, enquanto o técnico Luiz Felipe Scolari foi reconhecido como o melhor treinador da temporada de 2023. O Cruzeiro teve três atletas eleitos como os melhores em suas posições, além de um jovem integrante do elenco celeste que recebeu um troféu como a maior revelação do ano passado.
Apesar do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o América emplacou um jogador na seleção do Troféu Telê Santana. A premiação também elegeu o time destaque do interior em 2023, sendo o Itabirito, que conquistou o Módulo II do Campeonato Mineiro em agosto do ano passado.
Além do futebol, o Troféu Telê Santana homenageou atletas de outras modalidades. O nadador paralímpico Gabriel Geraldo Araújo, conhecido como Gabrielzinho, do Praia Clube e da Seleção Brasileira, recebeu o prêmio destaque especial pelas suas conquistas em 2023, que incluem três medalhas de ouro no Mundial de Manchester, na Inglaterra, e cinco ouros no Parapan de Santiago, no Chile.
O destaque internacional foi para a ginasta Alice Gomes, do Minas, que garantiu ao Brasil uma vaga inédita no trampolim feminino para os Jogos Olímpicos de Paris, que serão disputados entre julho e agosto deste ano.
No vôlei, o Cruzeiro foi premiado como destaque nacional, enquanto o time celeste feminino recebeu o destaque estadual por conquistar o título mineiro de 2023 ao vencer o Atlético na final. A jogadora Byanca Brasil, protagonista da conquista, expressou sua alegria pela temporada e dedicou o troféu ao grupo. “Ninguém faz gol sozinha”, ressaltou a atleta.
Seleção Telê Santana
- Melhor Goleiro: Everson (Atlético)
- Melhor Lateral-direito: William (Cruzeiro)
- Melhores Zagueiros: Lemos (Atlético) e Castán (Cruzeiro)
- Melhor Lateral-esquerdo: Guilherme Arana (Atlético)
- Melhores Meio-campistas: Battaglia (Atlético), Lucas Silva (Cruzeiro), Zaracho (Atlético) e Benítez (América)
- Melhores Atacantes: Hulk (Atlético) e Paulinho (Atlético)
- Revelação: Japa (Cruzeiro)
- Técnico: Felipão (Atlético)