Mulher é presa no Aeroporto de Confins por injúria racial e lesão corporal contra funcionário da Azul: ‘macaco’, ‘preto’, ‘babaca’

Uma mulher de 39 anos foi presa pela polícia no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, sob suspeita de injúria racial e lesão corporal contra um gerente operacional da companhia aérea Azul na tarde de domingo (23).
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Luana Otoni de Paula foi encaminhada ao Presídio de Vespasiano nesta segunda-feira (24).
Luana, passageira de um voo para Natal (RN) previsto para decolar às 13h30, foi impedida de embarcar após um tumulto. Após apresentar o cartão de embarque, ela caiu antes de chegar à aeronave. Um funcionário da Azul a socorreu e relatou que ela apresentava sintomas de embriaguez. Seguindo os protocolos de segurança aérea, o gerente operacional da companhia perguntou se Luana precisava de atendimento médico e informou que ela precisaria ser realocada em outro voo.
Segundo o boletim de ocorrência (BO), ao retirar os pertences de Luana, o gerente foi agredido verbal e fisicamente. Ela o chamou de “macaco, preto, cretino, babaca”, e o agrediu com chutes e socos. Outro funcionário que tentou conter a cliente também foi xingado. A Polícia Federal (PF) foi acionada e deu voz de prisão à suspeita, conduzindo-a à base da Polícia Militar (PM).
Durante a ação, os agentes da PF também foram alvos de agressões verbais, sendo chamados de “policiais federais babacas, playboys que viraram policiais e moleques”. Imagens das câmeras de segurança capturaram Luana dando tapas no rosto e no corpo do gerente, que tentava desviar. Mesmo com a intervenção de outro funcionário, ela continuou as agressões, chegando a dar um chute. O áudio da confusão não foi captado, mas as imagens mostram que ela aparentava estar alterada. Após as agressões, ela deixou o local com sua mala.
Em nota, a Azul informou que uma cliente indisciplinada no voo AD2562 (Belo Horizonte-Natal) foi orientada a desembarcar devido ao comportamento inadequado. “No momento do desembarque, a cliente agrediu física e verbalmente um tripulante da Azul. A autoridade de segurança foi chamada para acompanhar o desembarque e, em seguida, os conduziu para a delegacia para registrar depoimento e conduzir a apuração do caso. A Azul ressalta que repudia veementemente qualquer tipo de ofensa ou agressão aos clientes e seus tripulantes, sendo certo que serão adotadas as medidas cabíveis.”
Luana Otoni de Paula permanece à disposição da justiça enquanto as investigações continuam.