Itabirito: Polícia Federal deflagra Operação SOS-040 contra extração ilegal de minério de ferro

Nesta quinta-feira (19), a Polícia Federal desencadeou a Operação SOS-040 para combater uma organização criminosa envolvida na extração ilegal de minério de ferro nos municípios de Nova Lima e Itabirito. A ação, autorizada pela 3ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte, resultou na expedição de 18 mandados de busca e apreensão, cumpridos em Sete Lagoas, Itabirito, Contagem, Pedro Leopoldo, Nova Lima, Itabira e Belo Horizonte.
Além dos mandados de busca e apreensão, as autoridades decretaram o sequestro e a apreensão de 19 veículos de carga utilizados nas atividades ilícitas e a suspensão das atividades de duas empresas sediadas em Itabirito, que operavam sem o devido licenciamento ambiental para tratamento de minério de ferro.
As investigações começaram após uma denúncia da Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG), que relatou o risco de explosão de um gasoduto devido às atividades ilegais realizadas às margens da rodovia BR-040, nos municípios de Nova Lima e Itabirito. Segundo a Polícia Federal, os envolvidos atuavam na exploração clandestina de minério, contratando motoristas e operadores de máquinas, negociando o produto mineral extraído ilegalmente e utilizando “olheiros” e pessoas armadas para garantir a continuidade dos crimes.
Além disso, as investigações identificaram empresas que compravam o minério de ferro extraído de forma ilícita. Os envolvidos podem ser responsabilizados por crimes de extração mineral ilegal, usurpação de bem da União e associação criminosa.
















