Belo HorizonteGeral

Caminhoneiros entram em greve e alertam para risco de desabastecimento de combustível em Minas Gerais

Caminhoneiros que transportam combustíveis e derivados de petróleo para a Vibra Energia iniciaram uma greve na madrugada desta segunda-feira (9), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A greve foi finalizada no mesmo dia após negociações entre os trabalhadores e a distribuidora.

O movimento acontece na entrada da base da empresa, localizada no Distrito Industrial Paulo Camilo Sul, próximo à Refinaria Gabriel Passos (Regap).

Logo nas primeiras horas do dia, dezenas de caminhões-tanque permaneciam parados no local, impedindo a saída e entrada de veículos de carga.

A paralisação, segundo o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Sindtaque-MG), poderia afetar diretamente o abastecimento de postos de combustíveis e aeroportos em todo o estado.

De acordo com o sindicato, a situação se agrava pelo fato de que, tradicionalmente, os postos não recebem combustível aos fins de semana. Isso significa que muitos estabelecimentos já estão operando com estoques reduzidos nesta segunda-feira.

Os transportadores reivindicam o cumprimento da Lei do Piso Mínimo de Frete (Lei nº 13.703/2018) e o pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório (Lei nº 10.209/2001, regulamentada pela Resolução nº 2885/2008 da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT).

Segundo os motoristas, a Vibra não vem respeitando as determinações legais, o que gera prejuízos e insegurança para os profissionais.

A greve já foi finalizada, após os caminhoneiros entrarem em um acordo com a distribuidora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo