Queda de avião atinge prédio residencial em Belo Horizonte e deixa dois mortos

Um avião monomotor de pequeno porte caiu e atingiu um prédio residencial na tarde desta segunda-feira (4), na Rua Ilacir Pereira Lima, no bairro Silveira, na Região Nordeste de Belo Horizonte. A aeronave havia decolado do Aeroporto da Pampulha às 12h16.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas estavam a bordo no momento do acidente. O piloto e um passageiro morreram no local, enquanto outras três vítimas ficaram feridas e foram socorridas para o Hospital João XXIII.
Apesar da gravidade da ocorrência, nenhum morador do edifício foi atingido. Todos foram retirados do prédio por equipes de resgate antes das 14h, como medida de segurança.
Segundo o tenente Raul, do Corpo de Bombeiros, o impacto ocorreu em uma área comum do prédio, o que evitou uma tragédia ainda maior. “Ela bateu entre o terceiro e o quarto andar, na caixa de escada. Se tivesse atingido as laterais, poderia ter alcançado apartamentos que estavam ocupados”, explicou.
O acidente aconteceu em uma rua paralela à Avenida Cristiano Machado, uma das principais vias da capital mineira. Três viaturas dos bombeiros foram mobilizadas e chegaram ao local por volta das 12h25. Equipes do Samu e da Defesa Civil também atuaram na ocorrência.
A aeronave caiu no estacionamento do prédio. Antes da queda, o piloto chegou a comunicar à torre de controle dificuldades durante a decolagem.
Conforme registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião é um modelo EMB-721C, fabricado em 1979, com capacidade para até cinco passageiros, além do piloto. O proprietário foi identificado como Flavio Loureiro Salgueiro.
Ainda segundo a Anac, a aeronave não possuía autorização para operar como táxi aéreo, ou seja, não poderia ser utilizada para transporte comercial remunerado de passageiros ou cargas. O modelo é popularmente conhecido como “sertanejo”.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foram acionados para apurar as causas do acidente. Equipes do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) estão no local realizando a coleta de dados e a preservação de evidências.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) também investiga as circunstâncias da queda. A perícia foi acionada, e os corpos das vítimas fatais serão encaminhados ao Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette para exames.
As causas do acidente ainda serão determinadas.

















