87% dos brasileiros apoiam a paralisação dos caminhoneiros, diz Datafolha
Já sobre a continuidade da paralisação, 56% acham que ela deve continuar e 42% defendem o fim dos atos.
Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (30), 87% dos brasileiros apoiam a paralisação dos caminhoneiros. O levantamento ouviu 1500 pessoas por telefone e apenas 10% dos entrevistados se mostraram contrários ao ato. Os outros 3% se dividem entre os indiferentes ao manifesto (2%) e os que não souberam opinar (1%). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Apesar das medidas anunciadas em pronunciamento realizado no último domingo (27), pelo presidente Michel Temer, como redução do diesel por 60 dias e isenção de pagamento de pedágio para eixos suspensos de caminhões vazios, a pesquisa mostra que 96% dos entrevistados acreditam que Temer demorou para fazer a negociação.
Outro dado que mostra a reprovação ao governo é que 59% das pessoas ouvidas pelo Datafolha acreditam que o pacote de medidas do governo traz mais prejuízos do que benefícios para a população em geral, dados publicados pelo site Exame.
Sobre a continuidade da paralisação, 56% consideram que a paralisação tem que continuar e 42% pedem o fim dos atos que ainda prosseguem em algumas rodovias.
Já sobre os efeitos da paralisação, 37% revela que teve dificuldade para abastecer o automóvel e 43% afirma não ter tido problema. Além desses, 15% considera que houve apenas uma dificuldade para o abastecimento. Sobre a compra de mercadorias, 75% tiveram dificuldades para comprar alimentos e 14% pouca dificuldade, além de 10% que não tiveram muita dificuldade.