Nesta quinta-feira (13), às 10h, acontecerá uma ação social denominada Uma Partida Pela Vida, evento realizado na Arena Independência, na rua
Pitangui, 3230 – Horto, em Belo Horizonte. Trata-se de uma partida de futebol entre dependentes químicos que estão em tratamento em comunidades terapêuticas do Estado de Minas Gerais, garantindo que eles desenvolvam um trabalho em equipe.
A atividade irá ocorrer com participação de profissionais da área de educação física e com árbitros contratados para realizar as partidas de futebol. Serão realizadas quatro partidas, com duração de 30 minutos cada, separados por dois tempos de 15 minutos. O evento terá encerramento às 14h.
As equipes serão formadas por acolhidos de comunidades terapêuticas e por jovens que, através de um projeto social, tiveram um caminho diferente e hoje estão com suas vidas estabilizadas.
Ao todo, 10 dependentes químicos de Itabirito, que estão em recuperação, marcarão presença na partida. Entre eles, alguns estão em tratamento pelo projeto Só Por Hoje, projeto da Agência de Desenvolvimento Econômico de Itabirito (Adesita), que é uma das patrocinadoras do evento.
Após a partida, haverá entrega de medalhas e a realização de um almoço na Cidade Administrativa, na Subsecretaria de Políticas Antidrogas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, o trabalho baseia-se na convivência em família, no esporte, no processo pedagógico e na espiritualidade para encontrar um sentido na vida. “Após algumas experiências, conseguimos observar que as partidas de futebol entre comunidades terapêuticas contribuem com a formação humana dos nossos acolhidos. O contato com jovens que não passaram pelo problema das drogas e a realização do sonho de jogar em campos oficiais tem trazido excelentes resultados no tratamento dos dependentes químicos. Eles retornam para suas comunidades com uma maior aceitação e com a expectativa de participarem das próximas partidas. Isso os motiva a continuar com foco no tratamento”, diz a Secretaria.
“Servirá também para apresentar ao público, o resultado na recuperação dos acolhidos e, ao mesmo tempo, uma confraternização entre eles”, acrescenta.
O evento “Uma Partida Pela Vida”, segundo a Secretaria, ajudará no fortalecimento da cultura do esporte como fator de proteção ao uso nocivo de drogas, visando desenvolver habilidades de vida que ampliem o repertório comportamental dos jovens.
Outras ações foram realizadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais ao longo da atual gestão, como uma partida no estádio Independência, em Belo Horizonte, uma no estádio Divinão em Itaúna e um jogo na Arena do Calçado, em Nova Serrana.