Baterias de Escolas de Samba agitaram o centro histórico de Ouro Preto
A cidade de Ouro-Preto escolheu a Corte Momesca, em meio a batalha de confetes, com o cortejo das baterias das escolas de samba pelo centro histórico. O pré-carnaval trouxe o resgate das tradições que reuniu toda a comunidade ouro-pretana na mistura de ritmos e cores no centro da cidade. As baterias compunham adultos, jovens, crianças e mulheres, desceram as ladeiras chamando os foliões para seguirem até o Largo para a disputa de confetes, com a apresentação dos sambas-enredo, fizeram a alegria dos presentes.
No sábado desfilaram as escolas de samba: Inconfidência Mineira, União Recreativa do Santa Cruz e União Recreativa Cachoeira do Campo e no domingo foi a vez da Aliança da Piedade, Império do Morro Santana, Unidos do Padre Faria, Acadêmicos do São Cristóvão e Mocidade Independente de Princesa Isabel com os batuques que partiram da Praça Tiradentes descendo a rua Direita e chegando no Largo da Alegria acompanhados de moradores da cidade e visitantes.
Durante a Batalha de Confetes, a corte Momesca foi escolhida: Demício Geraldo Gomes, de 49 anos, morador do Bairro Cabeças, foi eleito rei Momo e, com empate dos jurados, o voto da rainha do Carnaval foi aberto ao público, elegendo a moradora do bairro Novo Horizonte, de 32 anos, Cláudia Emanuela.
Porém mesmo com a chuva, os foliões não desanimaram e curtiram os shows embalados pelas bandas Candonguêro, no sábado, e Banda Abahdá, no domingo. Contudo secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, ressalta a importância de promover o pré-carnaval em Ouro Preto. “Foi muito bacana ver as famílias e crianças fazendo a magia do carnaval nas ruas da cidade. E considero que fazer um evento familiar com a participação das escolas de samba e integração da comunidade no carnaval de Ouro Preto é imprescindível para manter a tradição na cidade. As baterias fizeram um belíssimo espetáculo, mostraram o potencial que está por vir no desfile na Praça Tiradentes, na segunda de Carnaval. Gostaria de agradecer aos patrocinadores e aos empresários de Ouro Preto que contribuíram para a realização do pré-carnaval, que veio resgatando nossas tradições e a nossa cultura. O Carnaval é um produto turístico interessantíssimo para aqueles que vêm nos visitar”, destaca Felipe.
O Carnaval Patrimônio de Ouro Preto 2019, em homenagem às “Damas do Samba”, promove mais um fim de semana com o pré-carnaval. No dia 23, às 13h, na Praça Tiradentes, tem o desfile de Corso, com os carros antigos que irão representar os primeiros desfiles com a passeata de automóveis recheados de foliões e fantasias burlescas. No domingo, 24, às 20h, saí mais um cortejo do bloco caricato mais antigo, o Zé Pereira do Club dos Lacaios, da sede no bairro Antônio Dias, subindo até a Praça Tiradentes.