Dicas de como emagrecer de forma saudável
Muitas pessoas buscam o emagrecimento, seja por motivos estéticos ou somente por procurar hábitos mais saudáveis e melhorar a qualidade de vida.
Portanto, para muitas pessoas diminuir a gordura corporal parece uma tarefa muito difícil, porque não tem idéia de como conquistar um emagrecimento saudável e sustentável.
Por causa deste desconhecimento, muitos indivíduos terminam por recorrer a treinos mirabolantes ou não se alimentam por acreditar que dessa forma estão engordando criando distúrbios alimentares.
Dessa forma, este artigo listará 6 dicas para conquistar o emagrecimento de maneira mais saudável.
1- Treine de maneira intensa
As pessoas que buscam emagrecer muitas vezes deixam a musculação em segundo plano, porém é muito necessário dar a devida importância ao treinamento resistido.
Além de fortalecer os músculos, treinar musculação de maneira intensa também tem sua importância no emagrecimento, pois é dessa forma que se mantêm a massa muscular, mesmo estando em dietas com déficit calórico.
Adicionar um trabalho pesado focando nos exercícios multiarticulares como base do treinamento é uma excelente opção para quem busca emagrecer.
Porque além de recrutarem muitos grupos musculares, os exercícios multirtuculares geram um maior gasto calórico no treino e ainda é mais efetivo por simplificar o treino, lembrando que o treino não pode ser muito volumoso, pois o individuo se encontra em restrição calórica.
2- Não exagere no aeróbico
Este é talvez um dos maiores erros cometidos por aqueles que buscam diminuir a gordura corporal, porque as pessoas passam horas na esteira acreditando que dessa forma irão acelerar a perda de gordura corporal.
Todavía, o que não sabem é que ao fazer isto estarão sabotando os seus resultados, porque estarão atrapalhando o processo de recuperação do corpo e ainda arriscando a perder massa muscular.
O aeróbico é de grande valia para conseguir diminuir o percentual de gordura, mas assim como qualquer treino é necessária uma programação adequada a cada tipo de praticante.
3- Tenha uma alimentação equilibrada
Outro exagero efetuado por quem quer queimar aquelas gordurinhas é aderir a dietas muito restritivas ou pior as dietas que prometem milagres em pouco tempo.
Ao fazer isto é provável que desregule o organismo, o que além de afetar o emagrecimento, também haja déficit de vitaminas e nutrientes necessários para manter-se saudável.
Para que isto não aconteça é necessário ajustar a dieta para suprir as necessidades nutricionais, adequando a quantidade de calorias ao objetivo de emagrecimento.
Existe opções de cardápios fitness hoje em dia, onde você pode realizar uma dieta flexível e não sofrer tanto no início por causa de privações de alimentos.
Sendo assim, também é necessário o acompanhamento de um nutricionista para orientar na montagem do plano alimentar correto, respeitando a individualidade de cada pessoa.
4- Beba bastante água
O corpo é constituído em cerca de 70% de água, sendo esta o principal solvente responsável pelas reações químicas no organismo.
Ao não consumir suficiente água o organismo diminui o metabolismo, o que afeta a oxidação da gordura corporal, afetando o ritmo de emagrecimento.
5- Tenha boas horas de sono
Durante o sono são secretados hormônios responsáveis pelo anabolismo muscular, sendo o GH e testosterona o principal deles.
Estes hormônios funcionam de forma a maximizar o ganho e manutenção de massa muscular.
Sendo assim, dormir de maneira insuficiente reduz a secreção destes hormônios e libera mais cortisol e diminui também a sensibilidade a insulina, fato que atrapalha o processo de emagrecimento.
6- Seja paciente
Os resultados levam tempo e muitas vezes a pressa termina por levar as pessoas a cometer erros que podem além de atrapalhar alcançar o emagrecimento, também prejudicar a sua saúde.
Sendo assim, é importante ser consistente no treino e na dieta e ir progredindo aos poucos sem se apressar.
A vontade de ter resultados imediatos e a incapacidade de cumprir metas irreais desestimula também muitos indivíduos, portanto é importante dar um passo de cada vez.
Concluindo
O processo de emagrecimento só acontecerá com a soma de vários fatores, como uma programação e execução correta do treinamento, uma dieta balanceada e o descanso adequado para cada pessoa.
Dessa forma, é importante o acompanhamento profissional adequado para alcançar os resultados de maneira saudável e sustentável, sem precisar colocar a saúde em risco.
Portanto, contar com a orientação de um profissional de Educação Física na elaboração e orientação dos treinos, assim como de um nutricionista para prescrever uma dieta com os macronutrientes e calorias necessárias a cada pessoa fará toda a diferença para alcançar o resultado.