ComportamentoGeralOuro Preto

Prefeitura de Mariana recebe a Carreta de Mamografia e realiza mais de 400 exames preventivos

No início deste mês, a Prefeitura de Mariana, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba (ICISMEP), trouxe à cidade a Carreta de Mamografia – Unidade Móvel da Mulher. A iniciativa teve como objetivo atender mulheres que aguardavam na fila de espera após dar entrada em pedidos de exames de mamografia junto à Secretaria de Saúde.

A carreta ficou posicionada em frente ao Centro de Convenções de segunda-feira, dia 28 de agosto, até sábado, dia 2 de setembro, e durante esse período, uma equipe de profissionais de saúde realizou um total de 480 exames de mamografia. Esses atendimentos abrangeram mulheres que haviam dado entrada com seus pedidos desde o mês de março, demonstrando o compromisso da Prefeitura em oferecer serviços essenciais de saúde e prevenção.

Graças a essa ação intensiva, a Prefeitura de Mariana conseguiu reduzir consideravelmente a lista de espera e proporcionar às mulheres a oportunidade de realizar exames essenciais para a detecção precoce do câncer de mama. Além disso, o sucesso da iniciativa permitiu a previsão de mais exames no futuro, garantindo a continuidade do cuidado com a saúde das mulheres da região.

Maria de Lourdes Marins, 65 anos, uma das beneficiárias desse programa, veio do distrito de Padre Viegas para realizar seu exame e destacou a importância da ação: “Eu acho muito importante, porque é uma forma de prevenção ao câncer de mama, pode detectar algo de errado e dar tempo de tratar. Para mim, todas as mulheres devem ter essa consciência. A Secretaria entrou em contato comigo e eu vim fazer. Fiquei muito satisfeita.”

Auxiliadora Aparecida, moradora do bairro São Gonçalo, também elogiou a iniciativa: “Eu acho muito bom, não tenho o que reclamar. Faço o exame todo ano e nunca tive nenhum problema, todos foram muito atenciosos e profissionais. Nós mulheres precisamos desse cuidado, de um atendimento mais rápido.”

A parceria entre a Prefeitura de Mariana, a Secretaria Municipal de Saúde e o ICISMEP demonstra o compromisso das autoridades locais em fornecer serviços de saúde de qualidade e promover a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama na comunidade. A realização de exames de mamografia é fundamental para garantir a detecção precoce da doença, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido e preservando a saúde das mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×