Zanin atende pedido do PT e estende horário de votação até as 19h em todo o Brasil
Decisão do ministro do STF ocorreu após solicitação da coligação de Lula, que apontou dificuldades no transporte público; TSE suspendeu temporariamente a totalização dos votos.

Pedido do PT motivou decisão do ministro
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo (25) a extensão do horário de votação do segundo turno das eleições presidenciais de 2026 até as 19h, no horário de Brasília, em todas as seções eleitorais do país.
A decisão atendeu a uma solicitação da coligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apontou dificuldades na oferta de transporte público em municípios brasileiros. Segundo a argumentação apresentada, a redução da circulação de ônibus poderia prejudicar o deslocamento de eleitores até os locais de votação.
Ao analisar o pedido, Zanin considerou a gravidade dos relatos e a urgência da situação. O ministro determinou que o encerramento do recebimento dos votos fosse prorrogado por duas horas, cabendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotar as providências necessárias para cumprir a decisão.
TSE interrompe temporariamente a totalização
Após a determinação do STF, o TSE suspendeu temporariamente a totalização dos votos que já haviam sido contabilizados. A medida ocorreu porque a ampliação do horário de votação alterou o cronograma previsto para o encerramento do processo eleitoral.
De acordo com informações da Agência Brasil, a contagem foi interrompida às 17h06, quando 1.225 (0,25%) das 499.248 seções eleitorais haviam sido totalizadas.
O pedido da coligação de Lula apontou problemas na oferta de transporte público, a campanha adversária citou condições climáticas que poderiam dificultar o acesso dos eleitores às seções eleitorais.
A decisão de Zanin, no entanto, estabeleceu a extensão do horário até as 19h em todo o território nacional.
Divulgação dos resultados
A mudança no horário de encerramento da votação afetou o cronograma de divulgação dos resultados do segundo turno. Até a publicação das informações consultadas, não havia confirmação de um novo horário para a retomada da totalização dos votos.
O Sou Notícia acompanha os desdobramentos da decisão e atualizará esta matéria conforme novas informações oficiais forem divulgadas.
Leia outras notícias em sounoticia.com.br.
















