GeralItabirito

Polícia Civil orienta que não é preciso ter pressa para obter o novo modelo da Carteira de Identidade

Com a implementação do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Minas Gerais, os Postos de Identificação têm testemunhado um aumento significativo no número de solicitações. No entanto, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) emitiu um comunicado enfatizando que não há necessidade de pressa para adquirir o novo documento, pois o modelo anterior permanecerá válido até o ano de 2032.

A diretora do Instituto de Identificação, delegada Adriana de Barros Monteiro, ressaltou a importância de evitar um aumento desnecessário no volume de solicitações, que poderia prejudicar aqueles que realmente necessitam urgentemente da Carteira de Identidade.

Em Itabirito, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), a procura pelo novo modelo tem sido intensa. Com apenas três servidores credenciados pela PCMG para a confecção do documento, a disponibilidade de vagas tem sido limitada. A coordenadora do CAC, Rosanna Sousa, explicou que, apesar do trabalho árduo da equipe, a demanda é alta e a fila de espera continua a crescer.

Rosanna enfatizou a importância de priorizar aqueles que necessitam urgentemente da Carteira de Identidade, como indivíduos que perderam o documento e precisam dele para questões de emprego ou saúde.

Além disso, esclareceu que não há necessidade de os pais correrem para emitir a Carteira de Identidade para seus filhos, já que a obrigatoriedade começa aos 12 anos de idade.

A confusão sobre a gratuidade da nova carteira também foi abordada. Danielle Aguiar, Coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, esclareceu que a primeira via da CIN é gratuita para todos os cidadãos, a qualquer momento, sem restrições de urgência.

Para aqueles que precisam da nova carteira com urgência, o CAC Itabirito está disponível com os documentos necessários para comprovar a prioridade. O endereço é Travessa Dona Cristina, no bairro Santa Efigênia, com horário de atendimento das 7h às 18h. Para dúvidas adicionais, os números de contato são: (31) 3561-1866 / (31) 3561-3435.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×