Inverno Literário proporciona lazer cultural para itabiritenses
Evento, que contou com grande público, foi realizado na Biblioteca Municipal
Uma noite com muita cultura, em seus mais diversos aspectos, para esquentar o frio. Esta foi a proposta do Inverno Literário, que em sua quinta edição, realizada no último sábado, 25, reuniu grande público na parte externa da Biblioteca Pública Municipal Prof. Diáulas de Azevedo e teve como tema “Roteiro de Afetos”.
Durante a noite, o público presente pôde assistir apresentações musicais, recitais de poesias, exibição de curta metragem, lançamento de livros e exposição dos quadros produzidos nas oficinas de grafites. “Procuramos sempre diversificar a linguagem, dialogando com a literatura, para atrair os diversos públicos. Mesclamos música, literatura, gastronomia e artes plásticas”, explicou a diretora da Biblioteca, Mariza Barros Tassar de Almeida.
Um dos destaques da noite foi o lançamento de três livros produzidos por escritoras itabiritenses: “A Canastra Revirada”, de Maria José Melillo, “Os Sentimentos das Sombras”, de Bárbara Kristina, e “A menininha Dor”, de Tatiana Minardi e Júlia Oliveira. No evento, elas tiveram a oportunidade de contar mais sobre a história do livro, além do processo de criação.
O evento teve aprovação do público. “Foi um evento excelente. Nasci e cresci em Itabirito e conhecer novas histórias da cidade é muito legal. Itabirito tem muito a mostrar, por isso eventos como esse são necessários”, disse a itabiritense Auzira Lima. “Eu faço o curso de Letras e fiquei bem interessada no evento. Foi muito bem organizado e produtivo. Gostei muito”, afirmou a moradora de Mariana Mayara Oliveira, de Mariana.
Novo site
A noite marcou também o lançamento do site da Biblioteca. Com quase 21 mil livros no acervo, o site vai integrar a rede nacional e internacional de bibliotecas. Por meio da página, é possível ver os livros disponíveis, renovar o empréstimo de títulos, conhecer a história da biblioteca e seu funcionamento e ainda ver a agenda de eventos. O site já pode ser acessado pelo endereço bpi.phlnet.com.br
Oficina de grafite
Uma das atrações do Inverno Literário foi a exposição dos quadros produzidos pelos alunos da oficina de grafite, realizada na semana anterior, de 20 a 25 de agosto, ocupando os espaços da Biblioteca Pública e seus jardins. No total, 35 pessoas, entre jovens e adultos, participaram do projeto. “A ideia era passar as técnicas do grafite, de como são feitos os trabalhos na rua e entrelaçar com a questão do patrimônio histórico de Itabirito, tanto material como imaterial. O resultado foi surpreendente. Os alunos contaram a história da cidade por meio das artes visuais”, afirmou o professor da oficina, Hely Costa.
Para quem participou, o resultado foi positivo. “Eu achei a proposta uma atividade cultural muito bacana para a cidade, para ocupar os jovens, valorizando essa parte da cultura, que é a arte. É um espaço para quem desenha, para quem mexe com arte poder se encontrar, trocar ideias, ter contato com outros trabalhos”, disse o participante Pedro Fama, de 24 anos. “É uma proposta boa, visando o fortalecimento da arte de rua. Graças a esse espaço estamos aprendendo como usar a lata de spray, fazer um trabalho de qualidade e conhecer as técnicas que a gente tem que fazer”, completou Dinho Martins. O Inverno Literário faz parte do Programa de Incentivo à Leitura da Biblioteca.