ComportamentoGeralItabirito

Diretor do Saae de Itabirito presta esclarecimentos a vereadores na Câmara

Durante reunião ordinária da Casa Legislativa de Itabirito, nesta segunda-feira (29), o diretor do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Wagner Melillo, conversou com os vereadores.

O Saae é uma autarquia da Prefeitura. O questionamento mais comum dos legisladores teve a ver com o mais recente reajuste na tarifa de água.

A explicação completa sobre o reajuste é detalhada. Repleta de números e baseada em estudos. Contudo, em suma, Wagner disse que a tarifa de Itabirito estava defasada e, a comparando com a maioria das cidades mineiras, continua abaixo da média.

Para se ter ideia, segundo o Saae, atualmente, o valor pago em Itabirito é cerca de três vezes menor que o da Copasa, em Belo Horizonte. “O nosso serviço continua com preço abaixo de outras cidades de Minas, e nosso serviço é bem melhor que a média”, afirmou o diretor.

Wagner Melillo e pessoas ligadas ao Saae falaram por mais de 1h30 a respeito de situações envolvendo a autarquia.

Em depoimento ao site da Câmara de Vereadores, o diretor pontuou os três assuntos mais importantes divulgados durante a reunião.

1 – IMPLANTAÇÃO DA ETE: A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é uma das obras mais importantes da história do município. “É um marco histórico. A ETE estava praticamente pronta quando deixamos a Prefeitura em 2009. Contudo, em 2011, veio a enchente e a obra parou. Em 2013, quando voltamos à Prefeitura, as obras da ETE continuaram. Depois de três meses, começou a funcionar. No início, era tratado somente 20% do esgoto. Agora, já são cerca de 90%. A situação fica mais evidente quando olhamos, por exemplo, para o Córrego da Carioca e do São José. Ainda há muito trabalho para ser feito. Muitas correções. As pessoas continuam ligando água da chuva à rede de esgoto. Isso precisa ser corrigido”, afirmou o diretor.

2- CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL – O CCO, segundo Wagner, tirou o Saae da informalidade. Por meio de um sistema computadorizado, é possível detectar anomalias em toda a rede. Por meio do CCO, quando um funcionário vai executar uma ordem de serviço, ele já vai com informações do tipo “profundidade e pressão do tubo a ser ‘mexido’”, se “o local é pavimentado com asfalto ou calçamento” etc.

3 – UNIDADE DE TRATAMENTO DE RESÍDUO – A UTR é outra conquista recente do Saae de Itabirito. Por meio dessa unidade, o lodo que sai da ETA (Estação de Tratamento da Água), hoje, é tratado. Antes, era lançado no Rio Itabirito (sem tratamento).

 

2 Comentários

  1. O SAAE de Itabirito é conivente com a maldita VALE S/A no caso da nascente do Córrego Seco no local denominado Retiro da Prata. A empresa maldita fez acordo sinistro com o SAAE para encobrir crimes ambientais de contaminação do córrego próximo à nascente. Essa nascente fica praticamente na borda da cava da Mina do Pico e com o aprofundamento da cava (buraco) a nascente secou. Por causa desta extinção da nascente o SAAE recebeu alguns benefícios e teve que fazer a transposição de águas do Córrego do Bação para a ETA da Carioca. Empresa maldita, Órgãos de Controle comprados!
    FLOTAÇÃO: separação do concentrado de minérios do rejeito pelo processo de flutuação da parcela mais leve por aeração da mistura do minério moído com os aditivos e água. Minério composto por camadas sucessivas de ferro e sílica contaminada. O concentrado de ferro se deposita no fundo dos separadores e os aditivos OLEATO DE SÓDIO E AMIDO fazem a parte menos densa flutuar são depositados nas barragens de rejeito que continuam atuando por tempo indeterminado mantendo os materiais depositados nas barragens na condição de “polpa” atrapalhando a sua sedimentação adequada nas barragens.

  2. Mais um recado para os Órgãos de Controle Ambiental de Itabirito, deste Estado e deste País! Órgãos que não existem na prática ou são só cabides de emprego: a VALE S/A tem feito o que quer com os cursos d’água em Itabirito. O Rio Itabirito já está morto há anos. Os seus contribuintes, dentre eles o tão importante e combalido Córrego Seco que abastece boa parte da cidade de Itabirito, que por sua vez era contribuinte do Córrego da Carioca. Ambos estão agonizantes. Exatamente onde está a ETA que abastece boa parte da cidade está secando, só corre água nos períodos chuvosos e quando corre derrama o sangue vermelho das entranhas da nossa terra, da natureza tão bonita da região do Pico do Itabirito e da Estação Ecológica de Arêdes em seu leito! Que país é este? Que leis são estas? Afinal quem manda nessa Zorra? Então VALE tudo? Uma empresa acha que pagar Royalties pela exploração mineral lhe dá o direito de deixar o povo sem água e sem vida, uma cratera para enterrar seus mortos no futuro? Empresa maldita, sem princípios e sem valores, que não se preocupa com a comunidade onde está inserida. A VALE S/A considera que arrumar empregos para os cidadãos itabiritenses é tudo e basta. Com isto ela pode degradar, poluir, esbulhar as propriedades e toda a natureza que resiste bravamente em sobreviver! Vão fazer isto nas suas casas Senhores Acionistas desta empresa, a maior mineradora do mundo e que não está nem aí para Itabirito! O mundo inteiro, os compradores de minério da VALE S/A deveriam saber destas atitudes da empresa. Só não interessa à China, que é uma raça pior ainda. Os porcos se beijam! Querem o retorno do capital aplicado em ações das empresas e o resto que se dane. Não se esqueçam de que a terra e a natureza não tem fronteiras e com certeza um dia haverão de chorar pelo desastre irremediável que estão preparando para nossa querida Itabirito. Os empregados da VALE S/A em todas as minas da empresa se borram ao pensar em criticar as degradações ambientais que eles sabem que acontecem nesta maldita empresa. É a chantagem que substituiu a chibata da escravidão, o medo de perderem os seus empregos. Empregos que são trocados por migalhas e submissão! Isto me dói porque se contabilizarmos o lucro que esses crápulas já tiraram da nossa cidade daria para reverter uma parcela significativa da degradação que causaram no Pico de Itabirito e nas outras minas matando as nascentes de água, seria suficiente para manter o meio ambiente em equilíbrio. País maldito! Empresários covardes! Políticos safados! Mesmo uma pequena parte já seria a solução, mas a usura dessa gente já virou um aleijão (Gil)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×