GeralItabirito

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil: Itabirito a favor da infância e da adolescência

No último dia 12 de junho, a Entrelaço – Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Itabirito lembra a todos de uma importante causa: o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Em Itabirito, as entidades infantojuvenis têm um importante papel na prevenção de ações como esta, ofertando às crianças e adolescentes da cidade diversas formas de acolhimento, arte, cultura, oportunidades, entre outros.

Inscrita na Lei Nº 11.542/2007, o objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

Dados alarmantes

Com o tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, a campanha nacional faz um alerta para a realidade do país. O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhões de meninas e meninos no Brasil. Segundo dados recentes do IBGE, mais de três milhões de crianças e adolescentes são vítimas do trabalho infantil no Brasil. Nos últimos cinco anos, 12 mil crianças sofreram acidentes de trabalho e 110 morreram.

Consequências

Pesquisas confirmam que 90% das crianças que trabalham abandonam a escola ou apresentam defasagem escolar. O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar.

Legislação

No Brasil, o trabalho é proibido para crianças e adolescentes até os 16 anos. Dos 16 aos 18, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h, não sejam insalubres ou perigosas e não façam parte da lista das piores formas de trabalho infantil,

Neste Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, cuide das nossas crianças e adolescentes. #Disque100 e denuncie. A ação é sigilosa e gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×