EsporteGeralItabirito

Atleta de Itabirito entra para a Seleção Brasileira de Taekwondo após conquistar medalha no Grand Slam, no RJ

O atleta Adriano Moreira Oliveira Dos Santos, de 16 anos, conquistou um feito histórico ao entrar, pela segunda vez, para a Seleção Brasileira de Taekwondo. Adriano é filho dos técnicos Nilton Oliveira e Adriana Moreira, uma família dedicada ao esporte e que, com profissionalismo e ótimos resultados, orgulha a população de Itabirito, na Região Central de Minas Gerias.

A entrada de Adriano para a Seleção Brasileira de Taekwondo foi possível após o jovem atleta se destacar no Grand Slam 2023 de Taekwondo, realizado na última semana, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, na Arena1 da Cidade Olímpica, no Rio de Janeiro, mesmo local onde ocorreu as Olimpíadas Rio 2016.

O jovem atleta Adriano Santos. Foto: Divulgação.

Adriano faz parte da Equipe Espaço Saúde de Taekwondo, composta pelos técnicos Nilton Oliveira e Adriana Moreira, além da atleta Lara Peixoto, de Cachoeira do Campo.

Grand Slam

O Grand Slam 2023 de Taekwondo é um dos mais importantes do Brasil, pois forma a Seleção Brasileira de Taekwondo que representará o Brasil em competições internacionais.

No Grand Slam, participam somente os principais atletas do Brasil que obtiveram os melhores resultados no ano anterior, atletas campeões das principais competições oficiais reconhecidas pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e os atletas da Seleção Brasileira do ano anterior.

Nesse evento encontra-se a elite do taekwondo brasileiro, atletas olímpicos, medalhistas do Grand Prix, dos mundiais, Pan Americano, atletas de renome mundial.

Ótimos resultados

A Equipe Espaço Saúde fez bonito com seus dois atletas, Adriano e Lara, devido ao grau de dificuldade e complexidade dessa competição.

Adriano Santos entrou pela segunda vez para a Seleção Brasileira. Ele já havia realizado esse feito em 2020, na categoria Cadete e repete a conquista, agora na categoria Júnior, mais uma vez, ao ser o vice-campeão, conquistando medalha de prata e vaga na Seleção Brasileira como reserva.

“Estamos no início da temporada, o Adriano está em uma crescente, já que o nosso objetivo principal é o Pan Americano, o qual ele conquistou a vaga ano passado ao ser Campeão no Pan Am Series III. Mas mesmo o Adriano não se encontrando no ápice de sua preparação, já conquistou essa medalha de prata no Grand Slam e a vaga como reserva da Seleção Brasileira, é motivo de muita felicidade. Logicamente, buscamos a medalha de ouro em todas competições que participamos, mas é muito importante reconhecer em que momento estamos e em qual o cenário nos encontramos. Adriano tem apenas 16 anos, figura entre os melhores atletas do Brasil, 4ª posição no ranking nacional e 36ª no ranking mundial. Um atleta promissor em ascensão que poderá ser presença nas futuras olimpíadas”, explica Nilton Oliveira, técnico e pai de Adriano.

A atleta Lara Peixoto, que é atleta da Seleção Brasileira Universitária e recentemente conquistou medalhas de ouro e prata no México, ao disputar o Pan Americano Universitário, no Grand Slam ficou nas oitavas de finais, em uma disputa acirrada.

Lara, Nilton e Adriano no Grand Slam de Taekwondo. Foto: Divulgação.

Desafios

Os desafios para esse ano são enormes, segundo Nilton. Nos próximos meses, a equipe Espaço Saúde inicia com dois importantes campeonatos internacionais. Em março, os atletas irão disputar a importante competição internacional do continente americano, o Pan Am Series, logo após o Campeonato Mineiro.

Em abril, Adriano Santos, junto ao seu técnico, terá um desafio maior ainda: ele irá disputar o Pan Americano de Taekwondo. O campeonato estava previsto para acontecer em Las Vegas, nos Estados Unidos, mas foi transferido para a República Dominicana.

Adriano se classificou para essa competição ao vencer a Seletiva Internacional aberta ano passado: o campeonato continental Pan Am series III.

“Além dos desafios de preparação técnica, tática e física para disputar o Pan Americano, essa equipe terá o grande desafio para arrecadar recursos financeiros”, ressalta a ex-atleta e técnica Adriana Moreira, mãe de Adriano.

O técnico Nilton Oliveira, endossa a mestra Adriana e ainda explica: “É verdade. A diferença de estrutura e recursos financeiros para outras equipes e atletas do Brasil e do mundo é certamente o maior desafio. No ano passado, graças a Deus, aos empresários que em algumas competições nos apoiaram/patrocinaram e a uma ação específica no final do ano do Prefeito Orlando Caldeira e do secretário Raphael Randon, conseguimos resultados incríveis. Ressalto as conquistas de duas medalhas que o Adriano conquistou, na Europa, na França. Especialmente a medalha que lutou na categoria adulta, feito inédito para o Brasil. Um adolescente com 15 anos combateu atletas adultos, com rodagem Internacional em Grand Prix, Mundiais, Olimpíadas. Atletas de grandes equipes. Mas a falta de patrocínios mensais dificulta o planejamento, preparação e execução do projeto. Muitas vezes em momentos que teríamos que estar focado na preparação, estamos destinando para captar recursos e sem saber se vamos conseguir. Como exemplo, o Grand Slam que passou e as 2 competições que virão. Especialmente o PAN AMERICANO que será na República Dominicana em Abril”, afirma Nilton.

Na foto: atleta olímpico Ícaro Miguel, 1º do Ranking Mundial e do Ranking Olímpico; Técnicos Nilton Oliveira; Atleta Adriano Santos, da Seleção Brasileira – Categoria Júnior; Joaquim Francisco, da Categoria Mirim. Foto: Divulgação.

Atletas celebram resultados

Lara Peixoto ressalta que se sente no caminho certo. “O Grand Slam realmente é um enorme desafio. A felicidade inicial foi por no meu primeiro ano na categoria adulto oficial conseguir a classificação para o evento e ter um bom desempenho. Mesmo ficando na disputa de medalha e não sendo o resultado que fui buscar, termino a competição com a certeza que estamos no caminho certo, afinal todas as correções que fizemos deram resultado e a disputas foram muito acirradas, o campeonato tem um nível altíssimo. Agora é continuar treinando e seguir o planejamento do restante do ano, inclusive para buscar a vaga novamente para 2024. Não tenho dúvidas que foi a primeira vez no Grand Slam de muitas que virão e se Deus quiser com bastante história pra contar”, enfatiza a atleta.

O atleta Adriano Santos afirma que vai se preparar para os próximos desafios. “Eu estou feliz por conquistar pela 2ª vez a Vaga na Seleção Brasileira. Confesso que fiquei muito triste no momento, por depois de ter vencido grandes atletas, ter perdido a luta final em detalhes. Facilitaria muito esse ciclo de 2023. Mas, não tenho tempo para ficar lamentando e tenho que preparar para os próximos desafios. Sou o atual Campeão do PAN AM SERIES III e nesse momento tem atletas de todo continente Americano me estudando. Fica cada vez mais desafiador”, pontua.

Adriano também aproveita para agradecer ao apoio que recebeu ao longo de sua trajetória. “Quero aproveitar e agradecer: primeiro a Deus por tudo; Aos meus pais e técnicos; A minha equipe, Espaço Saúde de Itabirito e Ouro Preto-MG; Aos meus aluninhos que ficam torcendo, assistindo pela Internet, mandam mensagens, muito legal, é emocionante. Aos patrocinadores e apoiadores dos campeonatos realizados ano passado, pois sem isso eu não teria classificado para disputar o Grand Slan desse ano”, agradece o jovem.

Bernardo. de 4 anos, aluno de Adriano em Ouro Preto, assistindo e torcendo por ele. Foto: Divulgação.

O atleta também celebra o apoio que recebeu da empresa Ferro Puro Mineração, do Grupo Avante, assim como o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Raphael Rondow e ao Sou Notícia, pela divulgação de suas conquistas.

“Agradeço também ao secretário Raphael e ao prefeito Orlando, em especial a Ferro Puro, do grupo Avante, ao grupo da Cedro Mineração, a GMI Distribuidora. Ao meu psicólogo Josenilson, a Ftemg, as equipes amigas e atletas e treinadores amigos que treinamos; Dona Marlene e senhor Maurílio, por permitir meu pai/técnico me acompanhar até a Europa ano passado; a vocês da imprensa por nos ajudar a divulgar o nosso trabalho; Bom espero não ter esquecido de ninguém, risos! É tanta gente que contribui ao longo do ano e sem eles não seria possível essas conquistas. Todos são muito importantes. Se eu tiver esquecido de alguém, peço desculpas! Bom, eu volto a pedir a ajuda de vocês para continuar a preparação e para as competição nesse ano de 2023”, enfatiza o jovem atleta.

Patrocínio

Os treinadores Nilton e Adriana ainda pedem apoio e patrocínio para a Equipe Espaço Saúde para o ciclo de 2023 e mais uma vez agradecem a todos que acreditaram e de alguma forma fazem parte da história e conquistas de 2009 até 2022.

A Equipe Espaço Saúde segue na preparação desses atletas que são realidade e de uma nova geração de atletas em Itabirito e Cachoeira do Campo. “Apoie, patrocine e faça parte dessa equipe campeã”, convida a Equipe Espaço Saúde.

Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Equipe Espaço Saúde, bem como as conquistas dos atletas da equipe, pode conferir o perfil da academia no Facebook.

Siga também os membros da Equipe Espaço Saúde no Instagram:

@nilton.oliveira.personal
@adrianosantostkd1
@dricasantkd
@larapeixoto_tkd
@acadespacosaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo