Confira dicas para evitar golpes no cartão e no Pix durante o Carnaval de 2023

O Procon-PBH publicou uma cartilha com 11 dicas para prevenir golpes durante o Carnaval de Belo Horizonte, que espera reunir mais de 5 milhões de foliões. As mesmas dicas podem ser seguidas também em outras cidades, como Itabirito, Ouro Preto e Mariana, que também possuem carnavais tradicionais no Estado.
Entre as orientações estão: evitar entregar o cartão para outras pessoas fazerem a transação, verificar o visor da maquininha, conferir o valor digitado e pedir o comprovante, além de manter o cartão e o celular protegidos. É importante também dar preferência para dinheiro físico e comunicar imediatamente o banco em caso de roubo ou perda de cartão ou celular.
Veja as orientações:
1. Evite entregar seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Opte por fazer isso você mesmo;
2. Caso o vendedor necessite pegar seu cartão, cheque se o cartão devolvido é realmente o seu. Você pode personalizar seu cartão com um adesivo para facilitar o seu reconhecimento, por exemplo;
3. Não faça pagamentos caso o visor da maquininha esteja danificado ou obstruído;
4. Desconfie de erros de leitura por aproximação. Isso é um sinal de que a maquininha do vendedor pode estar contaminada com um vírus;
5. Também desconfie se o vendedor afirmar que precisa passar o cartão novamente e verifique se a compra foi debitada na sua conta antes de repetir o pagamento;
6. Sempre verifique o valor digitado na maquininha e peça o comprovante de pagamento;
7. No caso de pagamentos via QR Code ou Pix, confira o valor e o destinatário do dinheiro antes de finalizar a compra;
8. Mantenha seu cartão com tecnologia de aproximação em um local protegido para evitar a leitura por máquinas sem o seu conhecimento;
9. Também mantenha seu celular em um local seguro e protegido por senha, assim como o aplicativo do seu banco;
10. Se possível, dê preferência para levar e fazer compras com dinheiro físico e sempre confira o troco assim que recebê-lo;
11. Em caso de roubo ou perda de celular ou cartão de crédito, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência.