GeralItabiritoOuro Preto

Operação da Polícia Militar vai fortalecer rede de proteção nas escolas de MG após onda de violência

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) iniciou nesta segunda-feira (10) a Operação de Proteção Escolar. Esta nova ação, de caráter preventivo, tem como objetivo antecipar a articulação entre a polícia e a comunidade e pretende ampliar e fortalecer a rede de proteção às escolas públicas e privadas em todos os 853 municípios mineiros.

Segundo a PMMG, a presença policial em cada escola será como se um filho ou um parente estudasse lá.

Serão intensificados os programas de prevenção já desenvolvidos pela PMMG nas escolas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Programa de Educação Ambiental (Progea), como parte da articulação planejada.

A Operação de Proteção Escolar também tem como propósito um foco ativo na rede de proteção. A agenda da operação, que é positiva, inclui palestras e outras atividades educativas e preventivas, a fim de fortalecer a rede e criar uma rotina educativa.

A PM fará mais visitas às escolas, fornecendo dicas de segurança e autoproteção. O objetivo é que a PM, as escolas e a comunidade estejam conectados com o mesmo propósito. A comunidade desempenha um papel fundamental no fortalecimento da rede e também participará observando qualquer atividade suspeita.

Essa iniciativa é uma medida preventiva do Governo de Minas em resposta à onda de violência que escolas em São Paulo e Santa Catarina enfrentaram.

De acordo com o capitão Cristiano Araújo, da Sala de Imprensa da PMMG, em meio às notícias que têm circulado pelas redes sociais e causado insegurança entre a comunidade escolar em todo o estado, a inteligência da polícia não identificou quaisquer anormalidades em Minas Gerais. “Quase todas as informações que verificamos são falsas”, afirmou.

A Polícia Militar enfatiza que todas as ameaças que recebem são verificadas. No entanto, a instituição considera as informações boatos apenas após verificar a origem e o conteúdo das mesmas. Nesse sentido, o Capitão Cristiano Araújo alerta que as pessoas não devem acreditar imediatamente em tudo o que é publicado na internet.

Ele também ressalta que as forças de segurança continuam mobilizadas para fornecer a melhor resposta em termos de segurança e proteção para os mineiros. “Episódios de violência causam uma sensação generalizada de insegurança, mas não estamos desatentos. Todos os nossos esforços estão direcionados para fortalecer essa rede de proteção. Uma ameaça a uma escola significa uma ameaça a todas”, afirmou. “Neste momento, reitero que não há qualquer ameaça detectada pelos órgãos de inteligência em relação a ataques a escolas em Minas”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×