Ouro Preto implementa sistema de estacionamento rotativo com cerca de 600 vagas
Motoristas de Ouro Preto passarão a pagar pelo estacionamento em diversos bairros da sede, com a implantação do sistema de estacionamento rotativo. A novidade foi divulgada em um decreto, publicado nessa segunda-feira (10), no Diário Oficial do Município.
A medida visa solucionar a deficiência na oferta de vagas de estacionamento na cidade, melhorar a mobilidade urbana e garantir acesso universal à cidade.
Serão disponibilizadas quase 600 vagas em todo o território municipal, com ruas como a Getúlio Vargas, Paraná, Avenida Juscelino Kubitschek, Perimetral e Conde de Bobadela recebendo o novo sistema de estacionamento rotativo.
A empresa que vencer a licitação para instalação do sistema eletrônico terá um prazo de 90 dias para implantação, e o gerenciamento e fiscalização ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (Ourotran).
O decreto prevê a reserva de 5% das vagas exclusivamente para idosos e 2% das vagas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sem cobrança de tarifa. O sistema de estacionamento rotativo funcionará de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos, de 8h às 14h.
O preço a ser cobrado nas áreas de estacionamento rotativo será determinado pelo tipo de veículo e pelo tempo de permanência. Para veículos automotores de duas, três e quatro rodas, os valores são: R$ 1,00 (um real) para motos até uma hora; R$ 2,00 (dois reais) para até uma hora; e R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos) para até duas horas.
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito poderá acrescentar ou reduzir as ruas e logradouros abrangidos pelo sistema de estacionamento rotativo, de acordo com a conveniência do município. Mais informações sobre o decreto e as regulamentações propostas estão disponíveis no Portal da Transparência de Ouro Preto, em ouropreto.mg.gov.br/transparencia.















