Belo HorizonteGeralItabiritoMarianaOuro Preto

Cemig orienta clientes sobre uso consciente de energia elétrica em época de frio

Com a chegada do inverno, os dias mais frios começam a influenciar os hábitos das pessoas, aumentando o uso de aparelhos e equipamentos que proporcionam conforto térmico. Diante desse cenário, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) reforça a importância do uso consciente da energia elétrica por parte de seus clientes.

A economia de energia começa com pequenas mudanças de hábitos. Segundo Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética e Sustentabilidade da Cemig, adotar atitudes simples no dia a dia pode contribuir significativamente para a redução do consumo.

Uma das recomendações do especialista é reduzir o tempo de uso do chuveiro, já que ele é um dos equipamentos mais utilizados para aumentar o conforto durante o inverno. Ao utilizar o chuveiro na potência máxima, o consumo de energia é maior. Portanto, diminuir o tempo de banho é uma medida eficaz para economizar energia.

Outra dica importante é verificar a vedação dos refrigeradores. Portas que não fecham corretamente exigem maior esforço do equipamento para manter a temperatura interna, o que resulta em maior consumo de energia. Ajustar adequadamente o termostato também é essencial, levando em conta que a temperatura ambiente no inverno é mais baixa.

A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia em uma residência, especialmente devido à frequente abertura e fechamento de suas portas. Além disso, alimentos quentes não devem ser colocados diretamente no interior da geladeira, pois isso sobrecarrega o equipamento e aumenta o consumo de energia.

Para verificar a vedação da geladeira, é recomendado realizar um teste simples: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche-a e tente retirar a folha. Se ela sair facilmente, é hora de trocar a borracha de vedação. Repita o teste em diferentes pontos da porta para garantir uma vedação adequada.

Economia em outros equipamentos também é possível. Ao utilizar a máquina de lavar roupas, é recomendável colocar a quantidade máxima de peças indicada pelo fabricante em cada lavagem, reduzindo a quantidade de ciclos realizados. No caso do ferro elétrico, é aconselhável utilizá-lo apenas quando houver uma quantidade considerável de roupas para passar.

Além disso, é importante evitar o uso simultâneo de equipamentos de alta potência elétrica, como o ferro elétrico, em horários de pico, para não sobrecarregar a rede elétrica e ocasionar desligamentos automáticos.

Outro ponto a ser observado são os aparelhos em modo de espera. Mesmo nessa condição, eles consomem energia, representando até 15% do consumo total do equipamento. Desligar esses aparelhos da tomada é fundamental para economizar energia.

A substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED também pode gerar economia significativa, podendo representar até 75% de redução no consumo mensal.

Outra forma de economizar

Mais uma dica para conseguir redução dos valores cobrados na fatura de energia e a conta pesar menos no bolso no fim do mês é aderir à modalidade de energia solar por assinatura, como oferece a Cemig SIM. A empresa do Grupo Cemig foi criada em 2019 e, desde então, já proporcionou mais de R$ 47 milhões em economia para os seus mais de 7 mil clientes.

Consumidores residenciais e comerciais, além dos produtores rurais dos 774 municípios atendidos pela Cemig Distribuição podem fazer a adesão, que é totalmente gratuita e 100% digital. Em apenas alguns minutos, é possível concluir o processo e economizar na tarifa de energia, todos os meses, sem obras e sem investimentos.

Funciona assim: a energia do sol é captada nas 23 fazendas solares da Cemig SIM, localizadas em todas as regiões de Minas. Ela é transformada em energia elétrica e injetada na rede de distribuição até chegar ao consumidor. Com a SIM, o desconto na tarifa de energia pode chegar a até 12% por mês. Basta acessar o site da empresa e fazer a simulação. Além economizar, os clientes têm a oportunidade de gerar e consumir uma fonte totalmente limpa e renovável. Desde a implantação da empresa, mais de 25 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo