CulturaEntretenimentoGeralOuro Preto

18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto começa nesta quarta-feira (21)

A cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, conhecida por seu patrimônio cultural, será palco da 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. O evento terá início nesta quarta-feira (21) e se estenderá até a próxima segunda-feira (26). Considerada única em seu formato, a mostra aborda o cinema como patrimônio e estrutura sua programação em três frentes temáticas: preservação, história e educação. Cada uma delas apresenta enfoques e discussões próprias, que se conectam em mesas e atividades propostas.

Com o tema geral “Memória e criação para o futuro”, as equipes de curadoria buscarão dar visibilidade à Música Preta no Brasil, por meio de cineastas indígenas, explorando seus processos de realização, diferentes abordagens cinematográficas, memórias, cotidianos, desafios e aprendizados. Além disso, a mostra reforçará a importância da memória como perspectiva para o futuro e um desafio à preservação.

O evento oficial de abertura acontece na noite de 22 de junho (quinta-feira), às 19h30, na Praça Tiradentes. Para inaugurar as exibições da Mostra esse ano, será exibida a versão restaurada de “Rainha Diaba” (1974), clássico de Antônio Carlos da Fontoura que tem o ator Milton Gonçalves interpretando a mítica Madame Satã. Mas, antes da sessão, acontece  na praça uma performance audiovisual apresentando as três temáticas de cada seção da CineOP (Histórica, Preservação e Educação) e homenageando o ator e músico Tony Tornado, no embalo da Temática Histórica “Imagens da MPB (Música Preta no Brasil)”.

” A CineOP cumpre mais uma vez seu papel de atuar pela salvaguarda do imenso patrimônio audiovisual brasileiro e reafirma a importância de dar continuidade aos encontros anuais presenciais para fortalecer o setor audiovisual em diálogo com a educação e continuar florescendo para preservar nossa história, criar pontes e conexões, desvendar obras e talentos, olhares e diversidade em meio à multiplicação de telas e inovações interativas”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora da CineOP.

Durante seis dias de programação intensa e gratuita, o público poderá desfrutar de mais de 30 sessões de cinema, com exibição de filmes para todas as idades, em dois cinemas instalados exclusivamente para o evento. O Cine-Praça, um cinema ao ar livre com capacidade para 500 pessoas, será montado na Praça Tiradentes, enquanto o Cine-Teatro, com capacidade para 510 pessoas, será instalado no Centro de Convenções. Além das sessões cinematográficas, haverá debates, masterclasses, rodas de conversa, oficinas, a Mostrinha, atrações musicais e várias outras atividades realizadas no Centro de Artes e Convenções e na Praça Tiradentes.

Ao todo, serão exibidos 125 filmes, incluindo pré-estreias e mostras temáticas, compostas por 30 longas-metragens, 9 médias-metragens e 86 curtas-metragens, vindos de 5 países (Brasil, Argentina, Colômbia, Equador e Estados Unidos) e de 14 estados brasileiros. Essas produções serão distribuídas em nove mostras, com destaque para as temáticas Contemporânea, Homenagem, Preservação, Histórica, Educação, Valores, Mostrinha e Cine-Escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo