Filarmônica de Minas Gerais se apresenta em Ouro Preto no próximo sábado (02)
A Filarmônica de Minas Gerais, que comemora seu 15º aniversário este ano, prepara-se para encantar a cidade de Ouro Preto com um concerto especial. O evento acontecerá no dia 2 de setembro, às 19h30, na Praça da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e promete uma experiência musical única para o público.
Sob a batuta do maestro convidado Rossini Parucci, que também é contrabaixista da Filarmônica, a Orquestra apresentará uma seleção de grandes clássicos do universo sinfônico brasileiro e internacional. O programa inclui obras como “Carmen” de Bizet, “A Bela Adormecida” de Tchaikovsky, “Batuque” de Lorenzo Fernandez, “Mourão” de Guerra-Peixe, além de peças do universo popular arranjadas para orquestra, como “Corta-jaca” de Chiquinha Gonzaga (com orquestração de Anderson Alves) e “Milagre dos Peixes” de Milton Nascimento (com orquestração de Nelson Ayres).
A apresentação é gratuita, proporcionando a oportunidade para todos desfrutarem da música de concerto em um ambiente ao ar livre e acessível.
Zilka Caribé, Diretora de Marketing do Instituto Cultural Filarmônica, enfatiza o compromisso da Filarmônica em ampliar o acesso à música de concerto e conquistar novos públicos: “Estamos muito felizes em retornar a Ouro Preto, graças ao patrocínio da Gerdau. É de extrema importância que um número cada vez maior de pessoas tenha a oportunidade de apreciar a Filarmônica”.
Wendel Gomes, Diretor Executivo da Gerdau, expressa o orgulho de apoiar a cultura local: “A Gerdau é brasileira de nascimento e mineira de coração, por isso, apoiar eventos que levam a cultura para cidades onde atuamos é motivo de muita alegria. Tenho certeza que a apresentação da Filarmônica fortalece a cultura local e será um grande presente para a população”.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Gerdau, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Universidade Federal de Ouro Preto e da Prefeitura de Ouro Preto. A realização é do Instituto Cultural Filarmônica, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O regente convidado, Rossini Parucci, é um talento nato da música. Graduado em Música pela Arizona State University, Estados Unidos, ele integra o naipe de Contrabaixos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2016. Seu talento como regente também é notável, tendo conduzido diversas orquestras ao redor do mundo e assumindo a Direção Artística e Regência Titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina em agosto de 2023.