GeralOuro Preto

Exposição virtual sobre a vida e a obra de Aleijadinho será realizada em Ouro Preto

O Museu da Inconfidência, situado em Ouro Preto, Minas Gerais, está se preparando para uma exposição revolucionária que promete transportar os visitantes para uma jornada única com o maior mestre do barroco-rococó das Américas: Aleijadinho. Sob o título “Aleijadinho Virtual – O primeiro artista brasileiro,” a exposição terá início no dia 11 de novembro e permanecerá aberta até 10 de dezembro.

Essa exposição inovadora trará à vida a história e as principais obras do mestre do barroco de uma maneira completamente inédita. Um dos principais objetivos do evento é contribuir para a preservação do valioso patrimônio artístico de Aleijadinho, por meio da criação de registros digitais em alta definição de suas obras mais icônicas.

Experiências Interativas

Os visitantes terão acesso a experiências interativas envolvendo realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). Na experiência de realidade virtual (VR), três estações de última geração estarão disponíveis, com sessões individuais a cada 15 minutos.

Os participantes poderão agendar horários gratuitamente e, ao colocar os óculos de realidade virtual, serão transportados para um encontro virtual com o próprio Aleijadinho, imersos em suas obras mais famosas em Ouro Preto e Congonhas. Durante essa experiência, os visitantes poderão se movimentar livremente, interagir com objetos e até mesmo esculpir um dos “12 Profetas” sob a orientação do mestre. A experiência de realidade virtual é adequada para maiores de 12 anos.

Além disso, a exposição em realidade aumentada permitirá que os visitantes vejam dezenas de obras de Aleijadinho de forma digital, em 3D. Utilizando as câmeras de seus próprios dispositivos móveis, o público poderá visualizar essas obras como hologramas em alta definição no espaço físico da exposição. Entre as obras apresentadas em realidade aumentada estão “Cristo com Cruz às Costas,” o altar da Igreja de São Francisco e os “12 Profetas” do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. A classificação etária é livre, e não é necessário agendar visitas com antecedência.

Uma Nova Abordagem Tecnológica

Francisco Almendra, diretor do projeto, explicou que a ideia para essa exposição surgiu quando eles foram convidados a criar uma experiência imersiva para as festividades da Semana Santa em Congonhas. Na ocasião, ficou claro que o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos era o local mais importante das celebrações religiosas e que abrigava um conjunto de obras de Aleijadinho. Eles perceberam que, embora o mestre seja considerado o maior artista do período colonial e patrono das artes no Brasil, ele ainda não era amplamente conhecido pelo público.

A exposição emprega uma abordagem inovadora e contemporânea para apresentar Aleijadinho. O artista foi digitalmente recriado de forma fiel às pesquisas históricas, mas com uma voz atual e relevante para temas da atualidade. Scan 3D foi usado para digitalizar suas obras mais famosas em alta resolução. No entanto, em vez de encontrá-las em uma distância distante e fria, como aconteceria em um museu tradicional, o público se verá ao lado de Aleijadinho, trabalhando com ele em sua oficina e participando ativamente do processo de criação.

Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência, ressaltou que essa exposição oferece uma abordagem mais moderna e educativa, ao contrário da exibição física tradicional das obras de Aleijadinho. Acredita-se que a abordagem inovadora será particularmente benéfica para escolas e para um público mais amplo, incluindo crianças e adolescentes.

A exposição “Aleijadinho Virtual” é realizada pelo Studio KwO XR e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A entrada é gratuita.

Conheça a história de Aleijadinho

Aleijadinho, famoso por suas obras sacras, criou um estilo único de escultura e arquitetura brasileira. Pouco se sabe sobre a doença misteriosa que o acometeu após os 40 anos, quando já era um artista reconhecido. Aleijadinho era afrodescendente e filho de um português com uma mulher africana escravizada. O artista faleceu em 18 de novembro de 1814.

A exposição “Aleijadinho Virtual” oferece uma oportunidade única de explorar a obra desse grande artista brasileiro por meio da inovação e da tecnologia, proporcionando uma experiência rica e interativa aos visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×