Ginasta de Ouro Preto conquista bronze em trampolim sincronizado nos Jogos Pan-Americanos de Santiago
Neste sábado (04), o ginasta Lucas Tobias, natural de Ouro Preto, que integra o Instituto Trampolim, conquistou uma medalha de bronze na categoria de Trampolim Sincronizado durante os Jogos Pan-Americanos em Santiago, Chile. Essa conquista foi compartilhada com seu parceiro, Rayan Castro, atleta do Minas Tênis Clube.
A ginástica trampolim do Brasil fez história ao igualar, em uma única manhã, o número total de medalhas conquistadas em todas as edições anteriores dos Jogos Pan-Americanos. Essas medalhas foram obtidas em uma prova inédita que estreou no programa do Pan em Santiago 2023: o trampolim sincronizado. Camilla Lopes e Alice Gomes também brilharam ao garantir a prata, enquanto Rayan Castro e Lucas Tobias impressionaram com o bronze.
Na competição de trampolim sincronizado masculino, Rayan Castro e Lucas Tobias alcançaram a marca de 47.700, assegurando assim a merecida medalha de bronze. Lucas expressou sua alegria e gratidão pela conquista, destacando a quebra de tabus na ginástica.
“A ginástica quebrando tabus. Estou muito feliz com o que a gente apresentou, já ficando com a medalha de bronze. Meus primeiros Jogos e já saindo com uma medalha. Agora é sentar ali e torcer pelos companheiros no individual”, disse Lucas, fazendo referência à continuação das finais da modalidade no mesmo dia.
A ginástica de trampolim estreou nos Jogos Pan-Americanos como uma prova masculina na edição da Cidade do México em 1955. A modalidade, tanto no feminino como no masculino, foi oficialmente incluída nos Jogos Pan-Americanos a partir do Rio 2007. Desde então, o Brasil tem vindo a consolidar sua presença na ginástica trampolim, obtendo suas primeiras medalhas com Giovanna Matheus e Rafael Andrade, respectivamente, nas edições da Cidade do México 1955 e Guadalajara 2011. A conquista de Lucas Tobias e Rayan Castro representa mais um marco na evolução da ginástica trampolim no Brasil.