44ª Semana do Aleijadinho celebrará legado cultural em Ouro Preto
De 11 a 18 de novembro, Ouro Preto receberá a 44ª edição da Semana do Aleijadinho, evento promovido pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e pelo Museu Aleijadinho, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto. Este ano, a programação diversificada girará em torno do tema “Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias: um olhar religioso, histórico, artístico e cultural”.
A semana contará com uma série de atividades, incluindo apresentações artísticas, exposições, oficinas, mesas redondas e concertos. O foco será propor reflexões sobre a cultura local e o valioso legado de Aleijadinho, Mestre do Barroco Mineiro e Patrono das Artes no Brasil. Conferências especiais abordarão a evolução arquitetônica e paisagística da Matriz do Antônio Dias.
No ponto culminante, em 18 de novembro, Dia de Aleijadinho, acontecerá a tradicional cerimônia de aposição da coroa de flores em seu túmulo, repiques de sinos e a entrega da Medalha Aleijadinho a personalidades e membros da comunidade que se destacaram na proteção e difusão da cultura e das artes em Ouro Preto.
Uma novidade nesta edição é a Exposição Virtual das obras de Aleijadinho, promovida pelo Museu da Inconfidência. Sob o título “Aleijadinho Virtual – O primeiro artista brasileiro”, a exposição, com experiência interativa em realidade virtual e obras em realidade aumentada, estará disponível a partir de 11 de novembro no Museu. A iniciativa conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura, e a entrada é franca.
A exposição virtual estará em exibição até 10 de dezembro, no anexo do Museu da Inconfidência, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. A experiência interativa requer agendamento pelo site do museu, sendo classificada para maiores de 12 anos. Já a exposição virtual não necessita de agendamento prévio e é livre para todos os públicos.
Como parte da programação, uma palestra gratuita e aberta ao público sobre “A realidade virtual e as técnicas de digitalização 3D utilizadas no projeto Aleijadinho – O Primeiro Artista Brasileiro” ocorrerá no Museu da Inconfidência no dia 10 de novembro, às 18h, com agendamento prévio.
Confira a programação completa da Semana do Aleijadinho:
Programação Semana Do Aleijadinho
Tema: Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias: um olhar religioso, histórico, artístico e cultural
Data: 11 a 18 de novembro de 2023
PROGRAMAÇÃO
11 de novembro (sábado)
16h: Abertura da Semana do Aleijadinho com a apresentação de “danças barrocas” (Adro da Igreja São Francisco de Assis). Logo após, abertura da exposição da artista Magda na Casa de Gonzaga.
19h30 – Celebração Eucarística de abertura da Semana do Aleijadinho presidida por Dom Francisco Barroso, fundador do Museu Aleijadinho.
Local: Igreja São Francisco de Assis
20h30 – Seresta com músicos de Itabirito saindo do adro da Igreja de São Francisco de Assis até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. À chegada, abertura da exposição temática “Aleijadinho: um olhar da fé”
12 de novembro (Domingo)
10h – Oficina de croquis com jovens sob a coordenação do arquiteto Cássio Lopes.
Local: Adro da Matriz – Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
18h30 – Apresentação Musical do coral infantil “Vozes de Vila Rica” da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Local: Matriz- Santuário de Nossa Senhora da Conceição
19h – Celebração Eucarística na Matriz – Santuário. Logo após, abertura da exposição de maquetes produzidas pelos alunos do Curso de arquitetura da UFOP, sob a coordenação da professora Fernanda Bueno.
Local: consistório do Santuário.
13 de novembro (segunda-feira)
20h – Apresentação da maquete em 3d da Matriz e conferência: Matriz de Antônio Dias: evolução arquitetônica e paisagística (Alex Boher/Tiago Cunha da Rocha, UFOP) Local: Matriz- Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
14 de novembro (terça-feira)
20h – Conferência: O significado da Matriz de Antônio Dias como chave de leitura para a compreensão da obra de Manoel Francisco Lisboa como arquiteto (André d’Angelo). Local: Matriz- Santuário de Nossa Senhora da Conceição
15 de novembro (quarta-feira)
19h30 – Mesa redonda
Contribuição histórica ao estudo dos altares, devoções e festejos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição no século XVIII (Dra. Adalgisa Arantes Campos, UFMG)
Artífices e artistas da Matriz Nossa Senhora da conceição do Antônio Dias entre os séculos XVIII e XIX (Ms. Valéria Tomé França)
Local: Matriz Santuário de Nossa Senhora da Conceição
16 de novembro (quinta-feira)
20h – Mesa redonda (Santuário)
As obras de restauração estrutural e artística da Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Deise Lustosa)
O Museu aleijadinho: histórico e importância (Dom Francisco Barroso Filho)
A Campanha de restauração da imaginária do Santuário (Pe. Edmar José da Silva)
Local: Santuário- Matriz de Nossa Senhora da conceição
17 de novembro (sexta-feira)
19h – Concerto jubilar comemorativo aos 50 anos dos Canarinos de Itabirito com a presença: Coral Canarinhos de Itabirito/ Coral Pequenos Cantores de Cássia-MG/ Coral Pequenos Cantores de Passos-MG (Santuário)
Local: Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição
18 de novembro (sábado)
13h30 às 15h30 – Cerimônia civil de aposição de flores no túmulo e homenagem a Aleijadinho. Logo após, entrega da Medalha Aleijadinho. Orador oficial: Cônego Nedson Pereira de Assis (Reitor do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, de Congonhas).
*Presença dos alunos e professores participantes da VI conferência de pesquisa interdisciplinares em história da Arte, Arquitetura e Patrimônio, promovida pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM).
16h – Quarteto Áurea música / Pintura Oscar Araripe: flores para Nossa Senhora da Conceição.
Local: Igreja de São Francisco de Assis
19h30 – Celebração de encerramento da Semana do Aleijadinho com Dom Francisco Barroso, fundador do Museu Aleijadinho
Local: Igreja São Francisco de Assis
OUTROS EVENTOS:
Oficina de bordado do grupo ASA com a temática “anjos de Aleijadinho: dias 15 e 16 de novembro, na Igreja Nossa Senhora das Mercês e perdões, de 14 às 17h.
Tarde cultural: dia 15 de novembro, de 13h às 18h, com a presença dos artesãos, comércio local, músicos e comida típica.
Exposição fotográfica: fotos antigas da Matriz da Conceição (de 11 a 18 de novembro, no horário de funcionamento do Museu, no consistório da Matriz);
De segunda (13/11) a sexta (17/11): visitas guiadas das Escolas de Ouro Preto à Matriz- Santuário. Horário: 9h às 10h30 e de 15h às 16h30.
Exposição de obras artesanais de artista Magda Maria Miranda Magalhães, de 11 a 18 de novembro (Local: Casa de Gonzaga).
PROMOÇÃO
Museu Aleijadinho
Prefeitura Municipal de Ouro Preto
APOIO
Museu Arquidiocesano de Arte Sacra/Mariana
Museu de Arte Sacra de Ouro Preto
Paróquia Nossa Senhora da Conceição/Ouro Preto
Paróquia Nossa Senhora do Pilar/Ouro Preto
Paróquia Nossa Senhora da Conceição/ Catas Altas
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos/ Congonhas
Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM)/ Mariana
Associação das senhoras artesãs de Ouro Preto/ Grupo ASA
Artesãos de Ouro Preto
Polícia Militar
Corporação Musical Bom Jesus das Flores
Guarda Civil Municipal/ Ouro Preto