GeralOuro Preto

Projeção mapeada na Igreja de São Francisco de Assis encanta público no Natal de Ouro Preto

O Natal em Ouro Preto tem sido marcado por uma experiência visual única proporcionada pela Projeção Mapeada, que está encantando moradores e visitantes durante o evento. Com três temáticas distintas, a projeção celebra os 800 anos do presépio, o Zé Pereira do Clube dos Lacaios e a grandiosa Casa da Ópera.

Em honra aos 800 anos do presépio, a projeção mapeada ilumina a majestosa fachada da Igreja de São Francisco de Assis, obra-prima do renomado artista Aleijadinho. A tradição católica atribui a criação do presépio a São Francisco de Assis durante sua viagem a Greccio, na Itália, em 1223.

O Zé Pereira do Clube dos Lacaios, o bloco mais antigo em atividade do Brasil fundado em 1867, traz sua atmosfera única ao evento. Os tradicionais fraques, cartolas e lanternas, marcantes no desfile do bloco, são acompanhados pelos icônicos bonecos gigantes, como Catitão, Baiana e Benedito. Personificando figuras importantes da história ouro-pretana, como Tiradentes, Jair Boêmio, Efigênia Carabina e Sinhá Olímpia, o bloco adiciona um toque de tradição e história à celebração natalina.

Um dos pontos altos do evento será a projeção mapeada na reabertura da Casa da Ópera, considerado o teatro mais antigo das Américas em funcionamento e registrado no Guinness Book por essa distinção. Construído por João de Souza Lisboa em 1769, o Teatro Municipal de Ouro Preto apresenta uma fachada discreta que esconde um interior que evoca os tempos glamorosos do Império, quando a cidade era conhecida como Vila Rica e o Brasil era colônia de Portugal. Além disso, a Casa da Ópera tem o histórico de ter sido o primeiro teatro no Brasil a permitir que mulheres subissem ao palco.

Confira a programação das próximas projeções mapeadas no Natal de Ouro Preto:

  • 15/12 – Fachada da Casa da Ópera
  • 16/12 – Fachada da Casa da Ópera
  • 22/12 – Fachada da Casa da Ópera
  • 23/12 – Fachada da Igreja de São Francisco de Assis
Foto: Ane Souz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×