Belo HorizonteGeralItabiritoMarianaOuro Preto

Polícia Civil de Minas Gerais lança sistema de alerta para casos de desaparecimento de crianças e adolescentes

Minas Gerais tornou-se um dos pioneiros no país ao adotar o sistema Alerta Amber, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com o grupo Meta, detentor das redes sociais Instagram e Facebook. O projeto visa agilizar a busca por crianças e adolescentes desaparecidos em situações de risco iminente.

A chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), delegada Ingrid Estevam, explicou o funcionamento do sistema. Quando a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) registra casos de desaparecimento com risco de lesão corporal ou morte, o MJSP é notificado, que por sua vez aciona a Meta. Após análise, as redes sociais emitem alertas aos usuários em um raio de 160 quilômetros do local da ocorrência, informando a foto e detalhes sobre a pessoa desaparecida.

“A divulgação pelo Amber Alert não é um serviço pago e não tem relação alguma com condição socioeconômica. É, sim, um projeto social, que vem somar esforços ao trabalho da PCMG na localização de crianças e adolescentes”, ressaltou a delegada.

O Alerta Amber, já em funcionamento nos estados do Ceará e do Distrito Federal, promete acelerar significativamente a localização de desaparecidos em Minas Gerais. Além das ações tradicionais de investigação, a ferramenta proporcionará uma divulgação rápida, mobilizando a comunidade e aumentando as chances de sucesso na localização.

De acordo com o “Diagnóstico de Pessoas Desaparecidas e Localizadas nas Regiões Integradas de Segurança Pública de Minas Gerais”, entre 2020 e 2022, 25,11% das pessoas desaparecidas são adolescentes, e 2,48% crianças. A DRPD, localizada em Belo Horizonte, é o ponto focal do projeto em Minas Gerais, coordenando as ações e acionando o MJSP para a emissão dos alertas.

A população é orientada a agir imediatamente em casos de desaparecimento, registrando a ocorrência em uma delegacia ou online através da Delegacia Virtual. A rapidez no registro, aliada à tecnologia do Alerta Amber, é considerada fundamental para otimizar as chances de localização bem-sucedida de crianças e adolescentes desaparecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×