Na última quarta-feira (18), a Polícia Militar de Meio Ambiente (1ª CIA PM MAmb/Nova Lima) realizou uma operação de fiscalização no município de Mariana, em locais de garimpo no distrito de Furquim. Durante a ação, foi identificada uma balsa equipada com bomba de sucção e recalque, movida por motor a diesel, operando no leito do Rio Gualaxo do Sul. Dois garimpeiros foram encontrados no local.
A atividade de lavra garimpeira consistia na extração de ouro por meio da sucção do material do fundo do rio, separando areia fina, onde o ouro é encontrado, dos rejeitos minerais maiores. Segundo os operadores, a extração ocorria de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com uma produção semanal de 25 a 30 gramas de ouro laminar.
Questionados sobre as licenças ambientais e a outorga necessárias para a dragagem, os trabalhadores informaram que prestavam serviços para uma empresa cujo nome não foi revelado.
Conforme a Polícia Militar de Meio Ambiente, a mesma empresa já havia sido alvo de fiscalização em 25 de junho de 2024, ocasião em que foi constatado o funcionamento irregular de dragagem. Na época, a empresa foi autuada e teve suas atividades suspensas.
A operação desta semana reforça os esforços das autoridades no combate ao garimpo ilegal, que causa sérios danos ao meio ambiente e viola a legislação ambiental vigente.