População de Morada Nova de Minas enfrenta más condições nas estradas e aguarda pavimentação da MG-415

Moradores de Morada Nova de Minas, na Região Central de Minas Gerais, têm enfrentado dificuldades devido às péssimas condições das estradas que dão acesso à localidade. Uma imagem enviada à equipe do Sou Notícia ilustra a precariedade de um trecho de terra na via, próximo ao rancho da polícia, vindo de Abaeté.
A pavimentação de 37 quilômetros da MG-415, obra aguardada há mais de 40 anos, está em andamento, mas só deve ser concluída em 2026. Trechos já recebem a camada final de asfalto, mas muitas etapas ainda estão em execução.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), as obras incluem serviços de terraplenagem, drenagem e sub-base, necessários para a pavimentação definitiva.
A obra é financiada com recursos do acordo judicial referente ao rompimento da barragem em Brumadinho, ocorrido em 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e deixou um rastro de danos ambientais, sociais e econômicos.
Segundo o DER-MG, a pavimentação beneficiará diretamente mais de 33 mil pessoas nos municípios de Morada Nova de Minas e Três Marias. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento do agronegócio e do turismo na região. Estima-se que mais de 1,4 mil empregos sejam gerados durante a execução dos trabalhos.
A pavimentação da MG-415 foi uma das ações priorizadas em uma consulta popular realizada em 2021, com participação de mais de 10 mil pessoas. Morada Nova de Minas é um dos 26 municípios da Bacia do Rio Paraopeba diretamente atingidos pelo desastre de Brumadinho.
Embora as obras representem um avanço, os moradores continuam sofrendo com as condições precárias das estradas, especialmente em trechos ainda não pavimentados e em outras estradas que dão acesso à localidade.
Essas fotos são de Abaeté Mg. A reportagem enganou com a cidade. Isso somos nós q estamos vivendo mas é aqui em Abaeté
A LMG 762 que liga Abaeté ao Porto São Vicente na Represa de Três Marias está em estado lastimável a ponto de ontem ter tido um ponto específico de interdição e outros dois pontos com atolamentos de carros recorrentes. A obras de pavimentação em andamento (parada por estes dias de chuva) não justifica o abandono da manutenção. Pessoas estão ilhadas em comunidades por falta de estrada. Impedidos de buscar um hospital ou de buscar mantimentos, remédios, etc, na cidade. Absurdo.
Fotos do informativo esta errada , não é da mg 415 foto é lmg 762 que liga abaete a Porto sao vicente que está bloqueada sem condições de transito. Sendo 7 comunidades afetadas.
E também estamos sofrendo pique de energia diariamente e os responsável não resolver o o problema