
Durante cerimônia realizada na quinta-feira (12), em Mariana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizou um momento de afeto ao homenagear a primeira-dama, a socióloga, Rosângela Lula da Silva, popularmente conhecida como Janja da Silva, no Dia dos Namorados. O gesto ocorreu durante a apresentação dos avanços do Acordo Rio Doce, que prevê R$ 132 bilhões em investimentos para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015.
Em discurso na Praça da Sé, no centro histórico de Mariana, Lula aproveitou a ocasião para surpreender Janja com flores e uma declaração:
“Hoje é o dia de cada companheiro dar uma flor e um beijo na sua companheira. Eu queria, Janja, te dar esta flor. É singela, mas foi comprada com muito amor, até porque estou sem dinheiro, em homenagem ao Dia dos Namorados…”, disse o presidente, arrancando risos e aplausos da plateia.
O momento foi selado com um beijo em público, que rapidamente ganhou destaque na imprensa e nas redes sociais, reforçando o tom humano da visita oficial.
O relacionamento entre Lula e Janja teve início em 2017 e atravessou períodos marcantes, como a prisão do presidente em Curitiba, entre 2018 e 2019. O casal oficializou a união em maio de 2022, em São Paulo.
Apesar do tom descontraído da homenagem, o foco principal do evento foi a repactuação das medidas de reparação pelo desastre ambiental de Mariana. O novo acordo, firmado em 2024, envolve recursos federais, estaduais e privados e busca recuperar os danos socioambientais e econômicos causados pelo rompimento da barragem, que afetou 49 municípios e deixou 19 mortos.
Texto: Sylvio Netto @eusylvio
Foto: Lula beijando Janja e Lula ao lado de Janja : Hynara Versiani