
O espaço às margens do Rio Itabirito, no bairro de Lourdes, onde até pouco tempo vivia Mamuska Mineira, tem sido ocupado por pessoas em situação de rua e usuários de drogas, gerando apreensão entre os moradores da região. Mamuska foi presa recentemente em Itabirito por um crime cometido no passado, na Bahia, e desde então, o local que abrigava seus pertences passou a ser utilizado por outros indivíduos em vulnerabilidade social.
A situação no local é crítica: o ambiente é completamente insalubre, repleto de lixo, cacos de vidro e dejetos, o que oferece riscos à saúde pública. Próximo a um bambuzal, o espaço tem se transformado em um ponto recorrente de consumo de entorpecentes.
O repórter Marcelo Júnior e o cinegrafista Alexsandro Nazaro estiveram no local e flagraram dois indivíduos saindo de dentro das moitas. As imagens evidenciam o abandono da área e o agravamento da situação social, despertando ainda mais preocupação na comunidade.
Denúncias anônimas relatando o uso constante do espaço por usuários de drogas chegaram à redação do Sou Notícia. A população teme que o local se torne um foco permanente de insegurança, agravando o cenário de vulnerabilidade urbana.
O apresentador e vereador Anderson Martins do Sou Notícia (PL) alertou para a gravidade da situação:
“O trem está feio. O negócio é complicado e eu fico preocupado. As autoridades não podem perder o controle da situação. Nós fizemos uma matéria na Praça da Estação, onde muitas pessoas estão dormindo e consumindo drogas. A situação também ocorre em uma casa próxima ao Cine Teatro Liz Bastos. É preciso que haja uma integração entre os Poderes e as forças de segurança.”