
O vereador Anderson Martins do Sou Notícia (PL) esteve neste sábado (05) nas proximidades da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, no bairro São José, para alertar a população e as autoridades sobre um problema recorrente nas ruas de Itabirito: a presença de fios soltos e emaranhados, jogados nas calçadas e postes da cidade.
“É vergonhoso o que está acontecendo em nossa cidade. Em pleno século 21, os moradores de Itabirito ainda convivem com fios soltos, emaranhados e caindo pelas calçadas, como se isso fosse normal”, afirmou o parlamentar.
Os cabos, em sua maioria pertencentes a operadoras de telefonia e internet, além de comprometerem a estética urbana, representam sérios riscos à segurança da população. Moradores relatam preocupação com acidentes, choques e até possíveis incêndios causados pelo contato com os cabos abandonados.
“Não é só feio, é perigoso. Esses cabos soltos podem causar acidentes graves e incêndios”, reclamou.
A legislação federal e normas da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) preveem que as operadoras são responsáveis pela correta instalação, manutenção e organização de seus cabos. Cabe ao município fiscalizar e exigir providências imediatas para garantir a segurança pública.
Diante da omissão, o vereador Anderson afirmou que buscará apoio institucional para resolver a situação.
“Eu vou acionar os Promotores de Justiça para nos ajudar a garantir o cumprimento da lei. Se a Prefeitura não consegue dar conta, vamos buscar apoio do Ministério Público. Não podemos aceitar esse descaso”, declarou.