Com reativação de associação, GM Itabirito consegue cadeira no Codema
A Asgumi (Associação dos Guardas Municipais de Itabirito) que foi reativada há cerca de dois anos conseguiu uma cadeira no Codema (Conselho Municipal de Meio Ambiente). Trata-se de um dos mais atuantes conselhos de Itabirito.
Os membros do novo Codema, biênio 2019/2020, tomaram posse nesta quinta-feira (21) e, pela primeira vez, uma associação de guardas estava entre os empossados.
“Nossa intenção no Codema é discutir a respeito de interesses sociais. É preciso entender que antes de sermos guardas, fazemos parte de uma sociedade”, disse Samir Tales, guarda civil que responde pelo jurídico da Asgumi.
Ainda segundo Samir, a Asgumi tem diretoria e estatuto. “É preciso estar legalizado para funcionar como uma associação que visa defender o guarda municipal não somente em questões relacionadas a melhores condições de trabalho, mas também na busca por benefícios em empresas e clubes, por exemplo”, afirmou Samir, que garante que a associação não tem vínculos sindicais.
A função dos Codema é discutir assuntos ambientais. Por isso, as posições do conselho, que é um órgão consultivo de deliberativo, norteiam as decisões relacionadas ao meio ambiente de Itabirito. Por exemplo: se um loteamento deve ser ou não aprovado.