Prefeitura de Ouro Preto lança documentário sobre damas do samba
Já está disponível nas mídias sociais o documentário “Damas do Samba” lançado pela Prefeitura de Ouro Preto. O documentário, dividido em quatro partes, mostra depoimentos sobre as vidas da costureira Maria Pompéia Oliveira, conhecida como Dona Fiica; da primeira porta-bandeira, Eunice Guimarães, a Dona Nice; da carnavalesca e primeira mulher presidente de escola de samba, Maria Nazaré Mazzoni, a Dona Naé (in memoriam); e da compositora, Maria José Ferreira, mais conhecida como Mãe Maria (in memoriam).
Magda Ferreira, a Diguinha, é filha da compositora Mãe Maria e conta que a homenagem abriu portas para maior inclusão feminina na sociedade. “As mulheres da Secretaria de Turismo deram um show de bola na organização e sem falar do show das damas (Erika Curtiss, Giselle Couto, Lívia Rosa e Silvia Gomes) para coroar este que foi sem dúvidas uma das melhores coisas que a prefeitura já fez”, afirma.
Para a filha da Dona Fiíca, Azelanja de Oliveira Felipe, o documentário trouxe ainda mais felicidade para a mãe dela, que quis estar presente pela primeira vez em todos os dias do carnaval, com 83 anos. “Foi uma incrível iniciativa da Prefeitura de Ouro Preto estabelecer esse tema, trazendo toda vitalidade e história das escolas de samba de toda a região e exaltando principalmente nossas verdadeiras Damas do Samba, que tanto já contribuíram para que o nosso carnaval estivesse sempre mais alegre e bonito”, completou.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, parabenizou o trabalho de toda equipe que trabalhou na produção do documentário. “Um tema maravilhoso que foi abordado no carnaval e a gente fica muito feliz que através dessas mulheres, as damas do samba, a gente consiga homenagear todas as mulheres que tiveram participação no nosso carnaval”, finalizou.
Segundo o coordenador de comunicação da Prefeitura, Gilson Fernandes, o vídeo busca conhecer a história das damas do samba por meio de entrevistas. “O vídeo foi realizado sem custos extras. Toda a equipe trabalha nas secretarias da Casa Civil e Turismo, Indústria e Comércio. Utilizamos o celular para captar as imagens”, explica.
O projeto teve início em dezembro de 2018, com coordenação do Felipe Guerra. A direção de Gilson Fernandes, com Daniel Marcos na captação do áudio, produção executiva e planejamento da Lavínia Viana. Fabiano Souza foi diretor de imagem e responsável pela edição, animação gráfica e imagens. A arte gráfica é do Guilherme Margarido e a produção de Patrícia Souza. A fotografia still ficou por conta da Ane Souz. As imagens de arquivo foram cedidas pela Zoom Produções e pelo Jornal Voz Ativa.
Para assistir ao documentário, basta acessar o canal da Prefeitura de Ouro Preto no YouTube, nos links:
1º Episódio – Dona Fiíca – https://youtu.be/OLES7eTHZDk
2º Episódio – Mãe Maria – https://youtu.be/1Pb75DmjAfk
3º Episódio – Dona Naé – https://youtu.be/N7uV2Nkf9Po
4º Episódio – Dona Nice – https://youtu.be/qUsILgteY0g
Olá! Gosto muito de seus artigos, sempre com novidades para agradar as pessoas, parabéns.