GeralItabiritoMarianaOuro Preto

PMMG reforça ações da CEDEC em Barão de Cocais

O Comando-Geral da Policia Militar de Minas Gerais deslocou, no sábado (23.03 ), militares para a cidade de Barão de Cocais, na Região Central do Estado, para apoiar a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ( CEDEC) nas ações de evacuação da população da cidade em caso de rompimento da barragem superior da mina Gongo Soco, da Vale, que no dia 22 teve o nível de emergência do reservatório elevado de 2 para 3. Além do apoio à CEDEC, os policiais militares terão também a missão de proteger o patrimônio dos moradores.
Cerca de 450 pessoas que estavam na Zona de Autossalvamento, localizada abaixo do reservatório de rejeitos de minérios, foram retiradas no dia 08 de fevereiro. Nesse local, a foram montados pontos de bloqueios para que ninguém ultrapasse o limite de segurança. No entanto, cerca de três mil residências de áreas secundárias também seriam atingidas no caso de rompimento da barragem. “Os protocolos de segurança estão bem estabelecidos com uma tropa da Polícia Militar, uma da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e uma do Corpo de Bombeiros Militar para fazer a evacuação emergencial, destacou o Coordenador Adjunto da CEDEC, Tenente-Coronel Flávio Godinho. Nós temos em torno de 40 policiais militares e, secundariamente, temos frações de prontidão para o deslocamento imediato em cidades vizinhas”, destacou.
De acordo com o Tenente-Coronel, um treinamento com toda a população deverá ser feito na segunda (25) para que ela saiba, em uma eventual evacuação, para qual local deverá se deslocar. “Estamos melhorando um plano de contingência e a intenção é que este plano esteja pronto para que possamos fazer na segunda-feira um simulado na cidade para ver se está exequível e se tem os requisitos de segurança para retirar as pessoas, caso necessário, com 1h12”, finalizou.

As informações são da PMMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×