Audiência pública vai discutir a situação das barragens em risco de rompimento em Itabirito
A situação das barragens da Vale, Forquilhas I e III, será discutida em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na próxima quarta-feira (3). Solicitada pelo deputado Alencar da Silveira Jr., a reunião tem o objetivo de esclarecer para a população sobre os problemas com as barragens que ficam próximas a Itabirito, que já entraram no nível 3 de risco. A audiência será às 14 horas, no auditório do SE.
Foram convidados para a reunião representantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, da Polícia Militar, Defesa Civil, representantes da Vale, bem como os vereadores e o prefeito de Itabirito, para explicar aos moradores o que está acontecendo. Além da falta de informações e do medo, o povo de Itabirito também está sofrendo com o esquema “siga e pare” na BR 356, implantado devido ao risco de rompimento das barragens que pode atingir a rodovia.
Para o deputado Alencar, a população precisa estar informada sobre o que está acontecendo. “O povo merece saber de tudo, principalmente poque muitas famílias estão sendo afetadas. Além disso, a presença do povo é importante para discutirmos soluções e cobrarmos providências da Vale”, afirma.