Ouro Preto: Programa Municipal de Educação Patrimonial comemora resultados de 2018
O Programa foi elaborado pela equipe do Departamento de Projetos da Secretaria Municipal de Educação e se desenvolve sob a coordenação de três secretarias: a de Educação, a de Cultura e Patrimônio e a de Turismo, Indústria e Comércio. Além disso, são parceiros da iniciativa a Universidade Federal de Ouro Preto (por meio da PROEX), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan (Projeto Sentidos Urbanos), o Sistema Municipal de Museus de Ouro Preto e a 25ª Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto.
603 alunos, 56 professores, três escolas e mais de 500 passaportes culturais preenchidos. Esses são apenas alguns números apresentados na última semana pela coordenação do Ouro Preto – Meu lugar!, o Programa de Educação Patrimonial do Município que começou a ser implementado em setembro do ano passado. Ainda em fase inicial, o programa continuará em 2019 como projeto piloto para que a coordenação possa avaliar as propostas de trabalho a fim de, posteriormente, estendê-lo para toda a Rede Municipal de Ensino.
Quem participa?
O Programa foi instituído em junho de 2018 com a Lei 1.101. Nesta fase de implantação, os trabalhos foram desenvolvidos nas escolas Monsenhor João Castilho Barbosa, Dr. Pedrosa e Professora Haydée Antunes (CAIC Filipe dos Santos), atendendo alunos desde a Educação Infantil até o EJA (Ensino de Jovens e Adultos).
Como funciona?
São desenvolvidas oficinas, palestras, trabalhos em sala de aula e visitas guiadas. A principal atividade, no entanto, é feita pelos próprios alunos! Cada participante ganha um passaporte cultural que tem que ser preenchido no dia-a-dia com os locais que possuem significado para ele. Vale museu, igreja, praça… mas vale também a casa da avó, o campinho de futebol ou parquinho de brinquedos. O que é importante, aqui, é o sentido dado a cada lugar. Se o local aparecer mais de uma vez na mesma sala de aula, ganha espaço no mapa de afetividade daquela sala. E depois no mapa da escola, e depois, futuramente, no mapa do município. Assim, aos poucos, vão sendo construídos os sentidos dos patrimônios culturais ouro-pretanos.
Novidades para 2019
Além do passaporte cultural, os participantes do Ouro Preto – Meu Lugar! ganharão também um álbum de figurinhas. Ele será preenchido à medida que os próprios alunos forem visitando os locais e adquirindo, gratuitamente, as imagens do álbum.
Novos parceiros
O programa busca agora novas parcerias para conseguir desenvolver mais atividades e melhorar as que já existem. Se você deseja fazer parte dessa história, entre em contato com a Secretaria de Educação e saiba como ajudar!
Telefone: 31 3559-3559.