Audiência pública contou com a presença de várias autoridades.
A audiência pública que aconteceu nesta última quarta-feira (3) de abril de 2019, na antiga fábrica da DELPHI, tinha por objetivo esclarecer para a população sobre os possíveis riscos de rompimento de barragens em Itabirito á situação da BR-356 e também ouvir os cidadãos de Itabirito presentes. Cerca de 300 pessoas estiveram no local como Deputado Estadual, vereadores (a), advogados (a), prefeito, secretários (a), Bombeiros Municipal, Guarda Municipal e promotores de justiça.
Iniciada por volta das 17h30 pelo promotor de justiça da cidade de Belo Horizonte (BH) Dr. André, que iniciou sua palavra falando da simulação que aconteceu no último domingo (31) surpreendendo a toda população de Itabirito, trouxe a memória de todos presentes os rompimentos de barragens que já aconteceram em Minas Gerais.
O promotor de justiça de (BH) disse que a Vale deve assumir a sua responsabilidade: “Que a mineração seja feita com responsabilidade, não só em termos de risco a população, mas em termo de devolver a sociedade aquilo que ela retira do sub-solo que é da sociedade. Então! Nós temos veios de ferro, todos eles são pertencentes da união e se é da união significa que é do povo” disse promotor de justiça de (BH) Dr. André.
Durante a audiência foi falado pelo promotor de (BH) sobre a prisão dos engenheiros que havia dado laudo da barragem de Brumadinho e que não havia nenhuma estabilidade. No entanto agora não há quem de laudo de estabilidade, pois, há risco eminente de rompimento de barragem por tal motivo passaram de nível 2 para nível 3.
Logo após serem ouvidas todas as autoridades presentes na mesa principal a qual esclareceram os principais assuntos sobre as barragens, pode-se ouvir os cidadãos civis presentes onde eles direcionaram perguntas em nome da população a mesa principal.