GeralItabirito

Padre destaca eventos da Semana Santa em Itabirito e fiés ajudam garis na retirada dos tapetes

Os eventos relacionados à Semana Santa foram movimentados em Itabirito (Região Central de Minas). “Tivemos um público bem maior que em outros anos. A participação dos fiés foi marcante”, disse o padre Edmar José da Silva, pároco da Paróquia de São Sebastião, entidade responsável pela organização.

Segundo o padre, as situações que mais marcaram foram as três vias sacras, na sexta-feira, com a participação de jovens do “EAC” (Encontro de Adolescentes com Cristo), do “EJC” (Encontro dos Jovens com Cristo) e da “Juventude, o Caminho”, que encenaram quadros bíblicos.

Outro destaque para o padre foi o Domingo da Ressurreição. Duzentas pessoas confeccionaram os tapetes pelos quais passou a procissão.

O padre destacou que os eventos deste foram intensificados pelo fato de a Paróquia de São Sebastião estar completando 60 anos. “É o nosso jubileu de diamante”, disse o pároco.

Boa Viagem

O padre Miguel Ângelo Fiorillo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, parabenizou o padre Edmar e afirmou que “todos os eventos da Semana Santa deste ano respeitaram a tradição religiosa”. “Também foram abordados temas que mexem com Itabirito e com o Brasil, como barragens, corrupção e desemprego”, disse o padre Miguel.

O padre da Boa Viagem é um especialista em História de Itabirito. De acordo com ele, trata-se da 309º Semana Santa de Itabirito. “A primeira foi no ano de 1.710, a partir daí não parou mais”, afirmou.

Resumo dos eventos

No primeiro dia da Semana Santa, uma procissão saiu da porta da Prefeitura e da Câmara indo até a Paróquia de São Sebastião. A escolha do local de concentração tem a ver com a Campanha da Fraternidade deste ano que o tema é “Políticas Públicas”.

Procissões aconteceram na segunda, terça e na quarta. Na quinta, houve a Missa de Lava Pés. Na sexta, procissões com encenação de quadros feitos por jovens. “Um incentivo a rezar”, disse o padre Edmar referindo-se aos eventos de sexta-feira.

No sábado, Vigília Pascoal. E no domingo, depois da Procissão da Ressurreição, fies ajudaram os garis da Prefeitura a limpar as ruas retirando os tapetes feitos pelos devotos.

Veja as imagens abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×