GeralOuro Preto

CAPSij celebra 11 anos de trabalho e dedicação às crianças ouro-pretanas

A instituição comemorou junto aos usuários, profissionais e parceiros todos os trabalhos realizados em prol da saúde mental das crianças e adolescentes da cidade e distritos.

O CAPS Infantojuvenil de Ouro Preto, que funciona desde 2008 acolhendo crianças e jovens da cidade e distritos, comemorou no último dia 12, o seu 11º aniversário.

O órgão que se dedica à atenção familiar e escolar, trabalhando em prol da saúde mental e assistência social das crianças e adolescentes, porém,  à equipe conta com pedagogos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiras e terapeutas ocupacionais que trabalham em conjunto, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das crianças atendidas na instituição.

Além disso, são oferecidos atendimentos individuais e também atividades em grupo que ocorrem sempre com o acompanhamento de profissionais de áreas distintas, realizando atividades lúdicas, oficinas, entre outros. Além do atendimento às crianças, que é a função primordial do CAPSij, um trabalho conjunto é desenvolvido com as mães, as quais também são atendidas pelos profissionais do local enquanto as crianças estão em atividades. Essas mulheres criaram no CAPS o grupo Flor de Mãe, que produz materiais artesanais os quais são expostos e vendidos na cidade, com verba revertida às próprias mães.

A instituição atende em média 300 crianças por semana em sua sede. O trabalho vai além e realiza atividades em escolas do município e distritos, trabalhando com crianças que tenham ou não cadastro no serviço.

Muitos parceiros contribuem para que as demandas sejam atendidas. Além dos profissionais que se empenham diariamente no auxílio às crianças e famílias, foi construído o que Christine Vianna, coordenadora do CAPS Infantojuvenil chama de “rede de cuidados” – um trabalho conjunto com outras entidades, como a Fundação Gorcex, com os estudantes de música e artes cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Fundação Aleijadinho, que oferece aulas de Judô ministradas pelo professor Carlos, loja Cacau Show, que sempre presenteia as crianças em datas comemorativas como Páscoa e Natal, O Boticário, que promove dia de beleza para as mães, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Rede Cidadão, entre outros.

Os 11 anos do CAPS Infantojuvenil foram celebrados no auditório do bloco de salas da UFOP, reunindo todos os parceiros, profissionais, crianças e mães. Segundo Christine, foi um cenário de trocas e agradecimento. “Tivemos um retorno dos nossos parceiros, das crianças e das mães falando sobre nosso trabalho. Pudemos perceber como nossa rede de saúde mental infantojuvenil está fortalecida.

Na rotina do dia a dia fazemos tantas coisas, mas na hora que você escuta o outro sobre o retorno do seu trabalho é emocionante“, afirma.

Ela ressaltou também, a importância do apoio mútuo entre a instituição e seus parceiros e como é fundamental a participação nos conselhos de assistência social e no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

O CAPS Infantojuvenil está localizado na rua Dom Helvécio, 423, bairro Cabeças e funciona de segunda a sexta, de 7h às 17h. Não é necessário encaminhamento para ser atendido. Para mais informações, basta entrar em contato pelo número (31) 3552-3165.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×