Governo Federal adia entrega de vacinas e campanha antirrábica é cancelada em Ouro Preto
Devido ao desabastecimento da vacina antirrábica para cães e gatos por parte do Ministério da Saúde, que não disponibilizou o quantitativo de vacinas suficientes, a Campanha de Vacinação Antirrábica em Ouro Preto em 2019, assim como em outros municípios, teve que ser cancelada.
Por meio de nota, o Ministério da Saúde explicou que, para a campanha anual de vacinação, a entrega das doses ao Ministério da Saúde está atrasada por causa de “problemas técnicos identificados na produção da vacina”. Em Ouro Preto, assim como em outras cidades, a Campanha de Vacinação estava prevista para ter início na primeira semana de agosto.
O diretor de Vigilância em Saúde de Ouro Preto, Ricardo Martins Fortes, salienta que embora o município não seja considerado uma área de alta vulnerabilidade, é importante manter sempre o estado de alerta “buscando notificar qualquer suspeita de raiva animal ou humano em 24 horas; em caso de agressão por cães, gatos ou outros animais, a pessoa exposta deve ser orientada a lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente assistência médica”.