GeralOuro Preto

Vale suspende parte das operações em mina do Brucutu

A Vale informou na última, quinta-feira (12), que suspendeu trabalhos em uma frente de lavra na mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), atendendo a uma determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM), mas ressaltou que a suspensão não impactará a produção em sua maior mina de minério de ferro de Minas Gerais.

A companhia disse que a determinação da ANM foi embasada no entendimento da autarquia de que uma das frentes de lavra em execução excede os limites das reservas minerais aprovadas pela agência para a respectiva área.

VEJA NA ÍNTEGRA


“A Vale informa que suspendeu trabalhos em uma frente de lavra na mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG). Segundo a empresa, essa ação não impactará a produção da mina de Brucutu.

A suspensão atende a uma determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM), embasada no entendimento da agência de que uma das frentes de lavra em execução excede os limites das reservas minerais aprovadas pela agência para a respectiva área.”

 

“A Vale entende que todos os requisitos da agência para a execução de lavra foram atendidos e relatados no plano de aproveitamento econômico apresentado à agência em 2017”, escreveu.

A Vale reafirmou ainda seu guidance de vendas de minério de ferro e pelotas de 307 – 332 milhões de toneladas para 2019, anteriormente divulgado.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou a retomada das operações da usina de níquel Onça Puma, da Vale, com sede em Ourilândia do Norte (PA). As minas estavam paralisadas desde setembro de 2017, e a usina de processamento de níquel desde junho deste ano.

Além disso, o STF determinou a liberação dos depósitos judiciais aos indígenas Xikrin do Catete e Kayapo, que estavam bloqueados por conta da Mandado de Segurança impetrado pela Vale junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Para o Morgan Stanley, em relação à paralisação em Brucutu, a Vale tem a capacidade de mitigar o impacto da produção desde a parada, ajustando seu plano de mineração e extraindo mais minério das outras frentes.

Já sobre a operação de níquel da Onça Puma, o Morgan Stanley disse que a empresa poderá retomar as operações da mina e sua planta de processamento de níquel. “Em nosso modelo, a Onça Puma volta a ficar on-line apenas no 2T21 com capacidade de 26Mtpy”, destacou.

Ainda sobre a mineradora, a Vale informou que recebeu comunicado da Litel Participações, signatária do Acordo de Acionistas da Vale firmado em 14/08/2017, afirmando que, em 9 de setembro, foi aprovada pelos acionistas da Litel Participações a cisão parcial desta companhia, com versão da parcela cindida para sua controlada Litela Participações.

“Em consequência desta operação, a qual configura uma transferência permitida nos termos da Cláusula 9.17 do Acordo de Acionistas, foram transmitidas 808.746.864 ações de emissão da Vale, anteriormente detidas pela Litel, sendo 519.733.209 ações de emissão da Vale vinculadas ao Acordo de Acionistas. A Litela passou a ter como acionistas os mesmos acionistas da Litel”, escreveu.

“Considerando o fato de possuírem os mesmos acionistas, Litel e Litela manterão a mesma orientação de voto, devendo suas participações acionárias serem consideradas em conjunto para todos os fins do Acordo de Acionistas”, acrescentou. Informações IM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×