CORONAVÍRUS: Primeiro caso confirmado em Belo Horizonte
Minas Gerais tem o sexto caso de coronavírus registrado, segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado na última segunda-feira, 16 de março. Além dos casos já confirmados nas cidades de Belo Horizonte (1), Ipatinga (1), Divinópolis (1), Juiz de Fora (2) e Patrocínio (1), outros 511 são investigados no estado.
De acordo com o infectologista, diretor da Sociedade Mineira de Infectologia e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Carlos Starling “o vírus ainda não está circulando na velocidade em que deveria circular. Vai circular mais forte”, alertou ele sobre o avanço do coronavírus no Brasil e em Minas Gerais.
Para Starling, o momento, agora, é de começar o chamado isolamento social, em que é preciso deixar de frequentar espaços onde muitas pessoas frequentam, independente se simultaneamente ou não.
“O pior cenário que prevemos é de 170 mil casos só em Belo Horizonte. A meta é reduzir em 50% o número de casos em dois, três meses. A medida eficaz é o isolamento social”, disse.
Por isso, atividades corriqueiras devem ser, segundo o especialista, replanejadas ou mesmo abolidas da rotina. “Evite ir à academia, salão de beleza. Faça exercício em casa, unha em casa. Isso é tão novo, tão inusitado, que as pessoas não acreditam. Este é o grande perigo. É na hora que as pessoas relaxam que a epidemia explode”, comentou.
Nota do dia 16/3
Até o momento, foram notificados 511 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 85 foram descartados, 420 estão em investigação como suspeitos e seis casos foram confirmados.
Descrição dos casos:
Foram confirmados casos nos municípios de:
Ipatinga ( 1 caso – mulher de 38 anos, com histórico de viagem para Israel); Divinópolis ( 1 caso – mulher de 47 anos e histórico de viagem para a Itália); Juiz de Fora ( 2 casos – 1 homem de 65 anos, com histórico de viagem para os Estados Unidos e 1 homem de 30 anos, em que está sendo investigado se há histórico de viagem para o exterior); Belo Horizonte ( 1 caso – uma mulher de 34 anos, em que está sendo investigado se há histórico de viagem para o exterior ) e Patrocínio ( 1 caso – mulher de 37 anos com histórico de viagem para a Itália).
PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SES/MG:
- Ativação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES Minas Covid-19);
- Investigação epidemiológica e hospitalar dos casos suspeitos, bem como dos contatos;
- Divulgação de informações epidemiológicas, através de boletim disponibilizado através do site da SES/MG;
- Encaminhamento diário de informações atualizadas para as Unidades Regionais de Saúde e Ministério da Saúde;
- Reunião diária da equipe do COES para acompanhamento da situação epidemiológica, avaliação das atividades desenvolvidas e definição de encaminhamentos;
- Realização de videoconferências semanais com as unidades regionais de saúde;
- Reunião de Comitê de Monitoramento de Eventos com pauta para atualização da situação do COVID-19 em Minas, no Brasil e no mundo;
- Reunião com Grupo Assessor;
- Revisão constante dos Protocolos e do Plano de Contingência para emergência em saúde pública pela infecção humana pelo SARS-CoV2 – Doença pelo Coronavírus (COVID-19), em alinhamento com as diretrizes nacionais, com ampla divulgação;
- Implantação da Unidade de Resposta Rápida (URR) composta por médicos infectologistas que estão atuando diretamente no COES;
- Execução de processo de compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para atendimento aos casos suspeitos e profissionais que prestam atendimento;
- Atualização constante do Hotsite (www.saude.mg.gov.br/coronavirus) com materiais técnicos e informativos;
- Manutenção de canal de comunicação com a população, para esclarecimento de dúvidas, através do ZAP da saúde (31 98272-0553)
- Manutenção de canal de comunicação para discussão de casos e orientação de condutas, voltado aos profissionais de saúde;
- Preparação da Campanha de vacinação contra a Influenza, com início previsto para 23/03/2020 e com público-alvo de aproximadamente 7 milhões de pessoas;
- Publicação de Edital Seleção de Consórcios Intermunicipais de Saúde nº 01/2020, como estratégia da Rede de Cooperação Intermunicipal para o Enfrentamento de Emergências;
- Manutenção da Rede de Vigilância e Assistência organizada e apta para adotar novas medidas de prevenção, em caso de necessidade.
- Participação em audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 11/03/2020
- Realização de coletiva de Imprensa para atualização dos dados e das ações realizadas pela SES-MG em 13/03/2020.
- Publicação do Decreto NE Nº 113, de 12 de março de 2020 que declara SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA em Saúde Pública no Estado em razão de surto de doença respiratória – 1.5.1.1.0 – Coronavírus e dispõe sobre medidas para seu enfrentamento, previstas na Lei Federal nº 13.979 de 06 de fevereiro de 2020.
- Publicação do Decreto Nº 47.886, de 15 de março de 2020, dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo, da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente Coronavírus (COVID-19), institui o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 – Comitê Extraordinário COVID-19 e dá outras providências.
- Realização de reunião de alinhamento estratégico do Plano de Contingência Estadual de forma articulada com a Defesa Civil e Segurança Pública (Corpo de Bombeiros) em 16/03/2020.
- Atualização de informações pela Assistência Farmacêutica por meio da emissão de alertas que orientam o uso de medicamentos para dor e febre, assim como para pacientes cardiopatas, hipertensos e diabéticos.
*Com informações do G1 e da Fundação Ezequiel Dias