GeralItabiritoMarianaOuro Preto

Centro de Enfrentamento ao Covid 19 é estruturado em 20 dias pela Prefeitura do Ouro Preto

Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Ouro Preto entregou à comunidade o Centro de Enfrentamento ao Covid 19, hospital de campanha municipal, o primeiro na Região dos Inconfidentes. Com 50 leitos em sua estrutura, equipado em 20 dias, ele está localizado no Centro de Eventos e Parque Tecnológico Inconf.Tech, antiga fábrica de tecidos.

O prefeito Júlio Pimenta destaca a parceria com as entidades ouro-pretanas. “Essa unidade é o esforço de muita gente dedicada que está empreendendo todos os esforços para salvar vidas. Montamos os consultórios, a pediatria e os leitos, com oxigênio em todos eles e gerador para a área, caso falte energia. E um amplo estacionamento. Vamos centralizar todos os casos aqui” disse Júlio.

Paulo Marcos Xavier, o Pilita, secretário de Saúde de Ouro Preto, o hospital é parte integrante de todo um planejamento que já vinha sendo feito pela Prefeitura por intermédio da Secretaria de Saúde. “Nosso primeiro procedimento foi a criação de um comitê de prevenção e as orientações para o isolamento social. Esse equipamento que estamos entregando à comunidade é parte integrante do processo de preparação para o enfrentamento aos eventuais casos que possam surgir em nossa região”.

Hospital conta com 50 leitos – Fotos: Ane Souz

O Dr. Paulo Brandão, médico cardiologista, destaca as ações de Ouro Preto para enfrentar o coronavírus. “Não temos nenhum caso confirmado até o momento, mas estamos trabalhando para ter a tranquilidade de não conviver com o caos na saúde em nossa região, se isso vier a acontecer.

A enfermeira Natália Dias de Almeida Costa é uma das responsáveis na implantação do Centro. “Esse Centro é específico para os casos sintomáticos respiratórios, suspeitos prováveis do coronavírus sintomáticos. A intenção é retirar esse fluxo da Upa, das unidades de saúde e concentrar nesse hospital, visto que teremos o foco especializado nesses sintomas”.

A Reitora da Universidade Federal de Ouro Preto, Cláudia Marliére de Lima, esteve presente na entrega do hospital. “É uma estrutura que poucas cidades do Estado possuem. Isso mostra a responsabilidade dos setores públicos e privados e a preocupação com a população, com a vida das pessoas. É um espaço que se espera não precisar utilizar, mas se houver necessidade, está apto a receber adequadamente os pacientes”.

O Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padre Edmar José da Silva, abençoou as novas instalações. “A cidade de Ouro Preto já tem sido muito abençoada por não ter nenhum caso confirmado. Mas é muito importante esse trabalho preventivo, um sinal de cuidado com as pessoas e com a vida, que é o mais importante.

A Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto também está reforçando suas instalações para enfrentar a pandemia, segundo o provedor Marcelo de Oliveira, “esse espaço adaptado pela Prefeitura dá uma segurança maior para a população de Ouro Preto e para a Santa Casa, que é o hospital de referência  da microrregião. Hoje temos na Santa Casa 15 leitos de isolamento para pacientes com suspeição de COVID-19, e ainda 10 leitos de terapia intensiva que estamos expandindo para 20. Eles serão num primeiro momento exclusivos para pacientes com a doença. Serão entregues no dia 20 deste mês”.

Hospital de campanha OP – Foto: Ane Souz

O Centro de Enfrentamento ao Covid 19, já em funcionamento, conta, além dos 50 leitos, com consultórios, salas de triagem e paramentação, banheiros, posto médico e enfermarias, área de expurgos e descarte de resíduos e um amplo estacionamento. Neste início, há uma equipe atendendo diariamente composta de 2 médicos, 2 enfermeiros, 9 técnicos de enfermagem, além do serviço de recepção, vigilância e limpeza.

Em casos de sintomas como tosse seca, dificuldade para respirar e febre maior que 38ºC, ligue: (31) 3559-3299 / (31) 3559-3288. Para atendimento 24h e finais de semana: (31) 9 8431-5603. Para outras dúvidas sobre o coronavírus acesse o site: https://www.ouropreto.mg.gov.br/coronavirus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×