Covid-19: Ministério do Trabalho interdita atividades da Vale em Itabira mas justiça anula interdição
A empresa mineradora Vale, tem registrado várias ocorrências de coronavírus nos últimos dias. De acordo com auditores-fiscais do Trabalho que interditaram no (27/05) as minas de Cauê, Conceição e Periquito, da Vale, no município mineiro de Itabira, quase 200 trabalhadores estavam com o diagnóstico positivo.
Segundo o Sinait, sindicato da categoria, “a fiscalização identificou várias irregularidades que propiciavam a disseminação do novo coronavírus no ambiente laboral”.
A empresa informou que, após tomar conhecimento do termo de interdição pela Superintendência Regional do Trabalho, recorreu à Justiça. Segundo os fiscais, até o meio-dia de segunda-feira (25), quando a operação começou, havia quase 200 trabalhadores com diagnóstico positivo.
Ao considerar que a situação coloca trabalhadores da Vale e terceirizados em “situação de grave e iminente risco, foi determinada a interdição de todo o complexo minerador até que medidas adicionais para conter a disseminação do vírus entre os trabalhadores sejam implementadas”. Entre essas medidas, estão testagem de todos os trabalhadores, implementação de um programa de vigilância epidemiológica e melhorias nas medidas de distanciamento social.
A empresa já havia montado postos de atendimento para aplicar testes, nas três minas, atendendo 15 funcionários de cada vez.
De acordo com portal G1, a Vale conseguiu anular a interdição das três minas na cidade de Itabira. A liminar foi concedida pela Justiça a pedido da mineradora.
A Vale informou que está prestando auxílio aos empregados, durante a pandemia, e que não divulga resultados de exames dos funcionários.