GeralItabiritoOuro Preto

Vale realiza testes de sirenes em Itabirito e Ouro Preto nesta segunda-feira, 18 de janeiro

A Vale, com apoio das Defesas Civis estadual e municipais, realizará, na próxima segunda-feira (18), às 10h, o comissionamento de duas novas sirenes das barragens Forquilhas I, II, III, IV, V, Grupo e Prata, da Mina de Fábrica, em Ouro Preto. A atividade consiste no acionamento das sirenes para teste técnico dos equipamentos – antes do toque, é emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste.

O som poderá ser ouvido nas áreas operacionais da Vale e na comunidade de Ribeirão do Eixo, em Itabirito. As autoridades competentes e a população vizinha às estruturas já foram informadas. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro.

Rotina mensal
Há estabelecida uma rotina mensal de testes do sistema de sirenes dessas barragens, da qual as novas duas sirenes farão parte. Todo dia 10, às 10h, o alarme sonoro é acionado, tocando uma música clássica, que pode ser ouvida nas áreas operacionais da Vale e da MRS e em comunidades rurais próximas, em Ouro Preto e Itabirito (Bação, Ribeirão do Eixo e Engenheiro Correia).

Já no dia 18 de cada mês, também às 10h, ocorrem os testes das barragens Maravilhas I e II e Cianita I, II e III, da Mina do Pico, em Itabirito. A música clássica pode ser ouvida nas áreas da Vale e das empresas AngloGold Ashanti e CSN/Namisa, nas comunidades rurais de Itabirito e de Nova Lima (região de Água Limpa e condomínios Vila de Lacs, Estância Alpina, Vale dos Pinhais, Estância Estoril, Solar da Lagoa, Alphaville Lagoa dos Ingleses, Vila das Codornas, Cachoeira de Codornas, Fazenda Recanto, Fazenda Mate Couro, Fazenda Santa Clara, Rancho Loyola, Fazenda Retiro das Flores e Rancho do Sossego). Essa é uma estimativa, podendo o alcance do som ser menor.

As atividades são preventivas e fazem parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente.

As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo