EsporteFutebolGeralItabiritoItabirito FCItabirito Futebol Clube

Itabirito Futebol Clube divulga nota repudiando ataque racista sofrido pelo jogador Vinicius Jr.

Itabirito, 22 de maio de 2023 – O Itabirito Futebol Clube emitiu uma declaração repudiando veementemente os atos covardes de racismo direcionados ao jogador Vinicius Jr durante uma partida no domingo, dia 21 de maio, no Estádio Mestalla em Valência.

O clube considera os ataques direcionados ao jogador como crimes intoleráveis e inaceitáveis. Expressa profunda indignação diante desse ato cruel e espera que todos os indivíduos envolvidos sejam devidamente responsabilizados e punidos.

“Somos totalmente contra o racismo, que é um crime abominável e uma batalha que deve ser combatida por todos”, afirmou o Itabirito Futebol Clube.

Racismo

Os insultos racistas contra Vinicius Jr começaram antes mesmo do início da partida no Mestalla, onde o Real Madrid foi derrotado pelo Valencia por 1 a 0. Um grupo de torcedores da equipe da casa chamou o jogador brasileiro de “macaco” durante a chegada do ônibus da equipe de Madrid ao estádio.

A emissora espanhola DAZN capturou os insultos direcionados a Vinicius durante a partida no Mestalla. Vinicius foi chamado de “preto filho da puta”, “macaco”, “burro” e outros termos ofensivos, conforme mostram as imagens da TV. Alguns torcedores ainda imitaram sons de macaco.

Vinicius relatou os insultos ao árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea, e o jogo foi interrompido temporariamente por aproximadamente oito minutos no segundo tempo. O sistema de som do Mestalla emitiu um aviso para que a torcida interrompesse seu comportamento. De acordo com os protocolos da LaLiga, um segundo aviso resultaria na suspensão da partida.

Segundo o técnico Carlo Ancelotti, o jogador brasileiro chegou a cogitar não retornar à partida. O goleiro Courtois indicou que os insultos ocorreram desde o primeiro tempo.

Após ser expulso durante a partida, Vinicius Jr deixou o campo aplaudindo, fazendo comentários e gestos com as mãos em referência à briga do Valencia contra o rebaixamento para a segunda divisão.

Membros da comissão técnica da equipe adversária e jogadores reservas confrontaram o jogador brasileiro, e ele teve que ser escoltado por seus companheiros de equipe do Real Madrid.

Até o final de março, a LaLiga já havia registrado oito denúncias de racismo contra Vinicius Jr. A liga espanhola criou uma comissão específica em fevereiro para lidar com casos relacionados ao jogador brasileiro.

Em comunicado divulgado após a partida de domingo, a LaLiga declarou que investigará os “incidentes” ocorridos no estádio Mestalla. A liga também informou que solicitou todas as imagens disponíveis para investigar o caso minuciosamente e, se necessário, tomará “medidas apropriadas”.

O Valencia emitiu um comunicado condenando “qualquer tipo de insulto ou ataque no futebol”. O clube manifestou sua oposição à violência física e verbal nos estádios e expressou pesar pelo incidente ocorrido no jogo contra o Real Madrid. No entanto, classificou o caso como um “episódio isolado” e prometeu tomar “as medidas mais severas” após a conclusão da investigação. Além disso, o clube condenou qualquer forma de ofensa e solicitou o “máximo respeito” para sua torcida.

Por sua vez, o Real Madrid se posicionou na manhã desta segunda-feira, repudiando o racismo sofrido por Vinícius Junior na Espanha. O clube espanhol afirmou que acionou a Procuradoria-Geral do Estado para tratar do caso como um crime de ódio e discriminação.

Confira a nota do Itabirito FC na íntegra:

“O Itabirito F.C repudia veementemente os atos covardes de racismo cometidos contra o jogador @vinijr durante a partida realizada ontem, em 21/5, no Estádio de Mestalla, em Valência.

Consideramos os ataques direcionados ao jogador como crimes intoleráveis e inadmissíveis.

Manifestamos nossa profunda revolta diante desse crime cruel sofrido pelo jogador e esperamos que todas as pessoas envolvidas sejam devidamente responsabilizadas e punidas.

Ressaltamos que o racismo é um crime abominável e uma luta que deve ser travada por todos!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo