GeralItabirito

Covardia: três cães morrem envenenados no distrito de Acuruí, em Itabirito

A jovem Larissa Dantas Alves, moradora do distrito de Acuruí, em Itabirito, está vivenciando um momento de grande tristeza e indignação. Nos últimos dias, três de seus cães morreram por envenenamento, causando um profundo impacto em sua vida.

“Arrancaram de nós as nossas alegrias. Eles eram mais que cachorros: eram parte de mim”, desabafou Larissa, emocionada com a perda dos animais.

Larissa, que reside na comunidade de Córrego Ponte Nova, no Acuruí, relatou que as mortes mais recentes ocorreram na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, por volta das 6h40. “Vi eles morrerem, mas não deu tempo de salvar porque foi muito rápido”, lamentou a jovem, ressaltando a rapidez e a crueldade do envenenamento.

Os envenenamentos começaram na sexta-feira, 10 de maio, quando o primeiro dos três cães foi encontrado morto. Desde então, Larissa tem vivido em constante preocupação com seus animais.

Um filhote de apenas um mês também foi vítima dos alimentos envenenados, mas, felizmente, não morreu. “Eu estou cuidando dele. Deus abençoe que não morra. Meu pai comprou o remédio pra mim no veterinário, pra não deixar ele morrer“, explicou Larissa, evidenciando o cuidado e a esperança de salvar o filhote.

A jovem fez um apelo à população, pedindo mais atenção e cuidados com os animais. “Espero que parem de fazer isso com os animais. É preciso que todos fiquem atentos aos seus animais e que todos saibam o que tem acontecido em Acuruí, pois quem faz isso não vai parar de fazer”, alertou Larissa.

No Brasil, envenenar cães e outros animais é considerado um crime, sujeito a penas severas. A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) estabelece sanções para quem pratica maus-tratos contra animais. O envenenamento de cães é classificado como maus-tratos, e a pena prevista é de detenção de 2 a 5 anos e multa.

Essa pena foi aumentada pela Lei nº 14.064/2020, conhecida como “Lei Sansão”, que endureceu as penalidades para crimes de maus-tratos contra cães e gatos. Antes dessa lei, a pena era de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa.

Denuncie

  • Maus-tratos contra animais tutorados: 153
  • Maus-tratos contra animais de rua: 3561-4033

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×