
Na noite deste sábado (18), um menino de 5 anos foi atacado por um escorpião no bairro Meu Sítio, em Itabirito, enquanto pegava uma toalha no banheiro de casa. A criança foi levada em estado grave para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Celso Matos Silva e, devido à gravidade do caso, precisou ser transferida ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, por uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu, que conta com um médico na equipe.
O incidente acende um alerta para o aumento da presença de escorpiões em diversos bairros da cidade. Durante uma transmissão ao vivo na última segunda-feira (13), o vereador Pastor Anderson (PL) relatou que moradores têm registrado uma alta preocupante na incidência desses aracnídeos em localidades como Santo Antônio, Capanema, Quinta dos Inconfidentes, Bela Vista e Meu Sítio, entre outras.
“O escorpião é mortífero e isso é muito preocupante. Eu vou entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município, porque lá tem os agentes de saúde, de combate a endemias. Hoje temos uma força-tarefa no combate à dengue, mas estamos preocupados com a situação dos escorpiões. Estou tomando todas as providências para que a prefeitura contrate rapidamente uma empresa para combater os escorpiões na cidade”, afirmou o vereador.
Recomendações para prevenir ataques de escorpiões
Diante do aumento de casos, especialistas sugerem medidas para evitar a proliferação de escorpiões nas residências:
- Usar água sanitária nos ralos e frestas de portas;
- Instalar barreiras mecânicas nas portas;
- Evitar o acúmulo de entulhos;
- Fechar frestas e rachaduras nas paredes;
- Manter o ralo do banheiro fechado após o banho;
- Vedar bem as caixas de gordura.
O vereador reforçou a necessidade de ações emergenciais para proteger a população. “A situação exige urgência, e é fundamental que a prefeitura contrate uma empresa especializada para combater os escorpiões de forma eficiente e imediata”, concluiu.