GeralItabiritoMarianaOuro Preto

Jornal Sou Notícia entrevista deputados sobre a polêmica da BR-356; ausência de farmácia 24 horas, pré-carnaval e outros assuntos são repercutidos

Nesta sexta-feira (21), o Jornal Sou Notícia, apresentado pelo vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL) e com comentários de André Almeida, trouxe à tona uma série de questões urgentes que afetam a população de Itabirito. Entre os temas abordados, destacam-se o descumprimento da Lei Federal nº 5.991, que exige o funcionamento ininterrupto de farmácias, a polêmica envolvendo a BR-356 e os problemas estruturais em bairros da cidade.

Falta de farmácias 24 horas 

O programa denunciou que Itabirito não cumpre a Lei nº 5.991, que determina o funcionamento de farmácias em sistema de rodízio para garantir atendimento 24 horas à população. A falta de farmácias abertas durante a noite e madrugada tem impactado diretamente os moradores, principalmente aqueles que buscam atendimento na UPA Celso Matos Silva e no Hospital São Vicente de Paulo e precisam comprar medicamentos fora do horário comercial.

O Jornal Sou Notícia foi às ruas e ouviu reclamações da população, que relatou dificuldades em situações de emergência. “Já precisei de remédio para minha filha à noite e não tinha onde comprar. Tive que esperar até o dia seguinte, mas e se fosse algo mais grave?”, desabafou uma moradora.

Polêmica da BR-356: Pedágio sem duplicação gera revolta

Outro tema abordado foi a polêmica envolvendo a BR-356. O deputado estadual Leleco Pimentel (PT) criticou a proposta de privatização da rodovia, que prevê a instalação de pedágios sem a duplicação da via, palco de diversos acidentes graves, principalmente na Serra da Santa. Leleco destacou que os recursos para a duplicação poderiam vir do acordo de repactuação pelo rompimento da barragem de Fundão, mas o Governo de Minas ainda não apresentou um projeto concreto para a obra.

O projeto de duplicação da BR-356 abrange 190,3 quilômetros de rodovias, incluindo a BR-356, MG-262 e MG-329, beneficiando municípios como Itabirito, Mariana, Ouro Preto e Ponte Nova. O deputado federal Padre João (PT) também se manifestou contra a instalação de pedágios sem a duplicação e cobrou transparência do governo estadual.

O vereador Pastor Anderson anunciou que uma audiência pública será realizada na Câmara de Itabirito para debater o tema, com a presença de deputados e lideranças locais.

Pré-carnaval tranquilo e segurança reforçada

O comandante da Guarda Civil Municipal de Itabirito, Samir Tales Ferreira de Assis, falou sobre o pré-carnaval nos distritos de São Gonçalo do Bação e Acuruí, que ocorreu de forma ordeira, sem registros de ocorrências graves. A segurança foi reforçada com monitoramento por câmeras e viaturas, garantindo a tranquilidade dos festejos, que contaram com atrações como o cantor Reinaldinho, ex-Terra Samba.

Além disso, a Guarda Municipal recuperou três veículos roubados nos últimos 15 dias, incluindo dois carros e uma moto. A corporação também se prepara para incorporar 109 novos guardas aprovados em concurso público, fortalecendo a segurança na cidade.

Problemas no bairro Marzagão 

Apesar do calçamento na rua principal do bairro Marzagão, os moradores ainda enfrentam problemas como falta de iluminação e instabilidade na rede elétrica, que frequentemente deixa cerca de 25 famílias sem energia, incluindo pessoas enfermas. Na comunidade Coqueiro Verde, cerca de 70 famílias também sofrem com a falta de luz, mesmo após a resolução de problemas de abastecimento de água pelo SAAE.

O vereador Pastor Anderson lembrou que, em 2024, denunciou a Cemig pelos constantes problemas de energia elétrica em Itabirito, o que resultou em um processo civil e criminal contra a empresa.

Transporte escolar precário

O programa também alertou para problemas no transporte escolar, com ônibus circulando com vidros quebrados e substituídos por papelão. Após a denúncia, a Secretaria de Educação foi acionada, e o veículo foi consertado. No entanto, ainda há ônibus antigos, anteriores a 2013, sendo utilizados como transporte escolar. O dono da empresa responsável já foi notificado e se comprometeu a renovar a frota até o fim de março.

O Jornal Sou Notícia segue cobrando soluções para os problemas que afetam a qualidade de vida dos moradores de Itabirito.

Confira o Jornal Sou Notícia desta sexta-feira (21)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo